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segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Discurso da História para a Escola - Eni Puccinelli Orlandi

Citações


"...reflexão sobre enunciação: o falante, o enunciado e, através dele, a relação com o mundo, com o ouvinte... é o texto, não estatisticamente, mas como processo de significação em que também entram os elementos do contexto situacional."  [59]

"...o texto, não se define como uma soma de frases... mas é de outra natureza." [60]

"...todo falante quando diz algo o diz estabelecendo uma fisionomia para o discurso."  [61]



"A questão é, pois, na caracterização desse funcionamento discursivo específico, que é o do texto didático, encontrar marcas formais que explicitem sua fisionomia, seu funcionamento."  [61]

"Voloshinov (1976), que diz que a significação está na interação entre locutor e receptor, havendo sempre modalização apreciativa."  [61]

"A formação discursiva se constitui na remissão que podemos fazer de todo texto a uma formação ideológica, de tal forma que seu sentido (do texto) se define por essa relação."  [73]

"...a formação discursiva determina o que pode e o que deve ser dito a partir de uma certa região da formação social, a partir de um certo contexto sócio-histórico."  [73]

"Pretende-se que o discurso da história seja um discurso objetivo em que os acontecimentos se narram a si mesmos. Já Paul Veyne (1971) fala da história não como ciência, mas como narrativa de acontecimentos, romance verdadeiro (sublunar).  É uma intriga e o fato não é nada sem sua intriga.  Não é, entretanto, um gênero literário pois, na história, o romance é verdadeiro. É nessa perspectiva que inserimos nosso trabalho.  O que pudemos verificar, comparando os textos, ou melhor, as formações discursivas, mostra que o que temos é uma visão parcial, fragmentária.  Mais ainda, em termos de linguagem, pudemos observar que a perspectiva pela qual se olha o fato é constitutiva dele, e o que temos, enquanto formações discursivas distintas, são essas perspectivas.  Os fatos não se narram a si mesmos, são narrados por um certo autor, de uma certa perspectiva, de uma certa maneira, para  um certo público.  Não são opiniões diferentes sobre os mesmos objetivos; os autores se interessam por objetos diferentes."  [77]

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