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sábado, 2 de março de 2013

Memória - Jacques Le Goff

Citações

"A utilização de uma linguagem falada, depois escrita, é de fato uma extensão fundamental das possibilidades de armazenamento da nossa memória que, graças a isso, pode sair dos limites físicos do nosso corpo para estar interposta quer nos outros quer nas bibliotecas.  Isto significa que, antes de ser falada ou escrita, existe uma certa linguagem sob a forma de armazenamento de informações na nossa memória."  [425]

"Em todas as sociedades, os indivíduos detêm uma grande quantidade de informações no seu patrimônio genético, na sua memória a longo prazo e, temporariamente, na memória ativa."  [425]


"Memória é... não uma propriedade da inteligência, mas a base, seja ela qual for, sobre a qual se inscrevem as concatenações de atos... memória específica para definir a fixação dos comportamentos de espécies animais, memória étnica que assegura a reprodução dos comportamentos nas sociedades humanas e, memória artificial, eletrônica em sua forma mais recente, que assegura, sem recurso ao instinto ou à reflexão a reprodução de atos mecânicos encadeados." (1964-65, p.269)  [426]

"...a memória coletiva foi posta em jogo de forma importante na luta das forças sociais pelo poder. Tornarem-se senhores da memória e do esquecimento é uma das grandes preocupações das classes, dos grupos, dos indivíduos que dominaram e dominam as sociedades históricas.  Os esquecimentos e os silêncios da história são reveladores desses mecanismos de manipulação da memória coletiva."  [426]

"A verdade é que a cultura dos homens sem escrita é diferente, mas não absolutamente diversa."  [428]

"Assim, enquanto que a reprodução mnemônica palavra por palavra estaria liga à escrita, as sociedades sem escrita, excetuando certas práticas de memorização ne varietur, das quais a principal é o canto, atribuem à memória mais liberdade e mais possibilidades criativas."  [430]

"Nas sociedades sem escrita a memória coletiva parece     ordenar-se em torno de três grandes interesses: a idade coletiva do grupo que se funda em certos mitos, mais precisamente nos mitos de origem, o prestígio das famílias dominantes que se exprimem pelas genealogias, e o saber técnico que se transmite por fórmulas práticas fortemente ligas à magia religiosa."  [431]

"O aparecimento da escrita está ligado a uma profunda transformação da memória coletiva."  [431]

"A escrita permite à  coletiva um duplo progresso, o desenvolvimento de duas formas de memória.  A primeira é a comemoração, a celebração através de um monumento comemorativo de um acontecimento memorável."  [431]

"A outra forma de memória ligada à escrita é o documento escrito num suporte especialmente destinado à escrita... Mas importa salientar que... todo documento tem em si um caráter de monumento e não existe memória coletiva bruta."  [433]

"Nesse tipo de documento a escrita tem duas funções principais: 'Uma é o armazenamento de informações, que permite comunicar através do tempo e do espaço, e fornece ao homem um processo de marcação, memorização e religioso'; a outra, 'ao assegurar a passagem da esfera auditiva à visual', permite 'reexaminar, reordenar, retificar frases e até palavras isoladas'. (Goody, 1977b, p.78)"  [433]

"Para Leroi-Gourhan, a evolução da memória, ligada ao aparecimento e à difusão da escrita, depende essencialmente da evolução social e especialmente do desenvolvimento urbano.  [433]

"Memória funerária... desemprenhou um papel central na evolução do retrato."  [435]

"'A memória, distinguindo-se do hábito, representa uma difícil invenção, a conquista progressiva pelo homem do seu passado individual; como a história constitui para o grupo social a conquista do seu passado coletivo'. Mas entre os gregos, da mesma forma que a memória escrita se vem acrescentar à memória oral, transformando-a, a história vem substituir a memória coletiva, transformando-a, mas sem destruir."  [436]

"A poesia, identificada com a memória, faz desta um saber e mesmo uma sageza, uma sophia.  O poeta tem o seu lugar entre os 'mestres da verdade' e, nas origens da poética grega, a palavra é uma inscrição viva que se inscreve na memória como no mármore."  [438]

"O uso das letras foi descoberto e inventado para conservar a memória das coisas. Aquilo que queremos reter e aprender de cor fazemos redigir por escrito a fim de que o que se possa reter perpetuamente na sua memória frágil e falível seja conservado por escrito e por meio das letras que duram sempre."  [450]

"É necessário 'meditar com frequência no que se deseja recordar'. É por isso que Aristóteles diz que 'a meditação preserva a memória' pois 'o hábito é como a natureza'."  [455]

"...os psicólogos da criança, como Jean Piaget, demonstraram, como se viu, que memória e inteligência, longe de se combater, se apoiam mutuamente." [460]

"Mas os desenvolvimentos da memória no século XX, sobretudo depois d 1950, constituem uma verdadeira revolução da memória e a memória eletrônica não é senão um elemento, sem dúvida o mais espetacular." [467]

"...a memória humana é particularmente instável e maleável... enquanto que a memória das máquinas se impõe pela sua grande estabilidade, algo semelhante ao tipo de memória que representa o livro, mas combinada, no entanto, com uma facilidade de evolução até então desconhecida." (Demarne e Rouquerol, 1959: 76)  [468]

"...a memória coletiva faz parte das grandes questões das sociedades desenvolvidas e das sociedades em vias de desenvolvimento, das classes dominantes e das classes dominadas, lutando todas pelo poder ou pela vida, pela sobrevivência e pela promoção."  [475]

"Mas a memória coletiva é não somente uma conquista, é também um instrumento e um objeto de poder.  São as sociedades cuja memória social é sobretudo oral ou que estão em vias de constituir uma memória coletiva escrita que melhor permitem compreender esta luta pela dominação da recorda~]ao e da tradição, esta manifestação da memória."  [476]

"A memória, onde cresce a história, que por sua vez a alimenta, procura salvar o passado para servir o presente e o futuro.  Devemos trabalhar de forma a que a memória coletiva sirva para a libertação e não para a servidão dos homens."  [477]





Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite
Poderia responder o que significa: Não existe MEMÓRIA coletiva bruta?
Att

Alexandre