Aspectos Linguísticos / Elementos Caracterizadores do Gênero Textual
- Pontuação
- Pronomes
- Produto anunciado
- Público (perfil)
- Suporte
- Informações
- Finalidade do anúncio
- Linguagem sintética dos Slogans
- Intertextualidade
- Linguagem verbal e não verbal
- Ideia vinculada
- Verbo no modo imperativo
- Advérbios
- Adjetivos com conotação positiva
- Linguagem figurada: hipérbole, metáfora
Objetivos
- Ler, compreender e interpretar textos publicitários
- Perceber os elementos característicos de um texto publicitário: produto, logomarca, slogan, linguagem não verbal, público alvo, jingles e informações
- Produzir, revisar e editar textos do gênero
- Identificar os apelos emocionais e racionais dos anúncios
- Reconhecer os recursos linguísticos e não linguísticos mais utilizados: cores, formas, imagens, fontes gráficas
- Posicionar-se criticamente como receptor e consumidor de textos publicitários
- Identificar o contexto de produção
- Perceber a intertextualidade presente nos textos
- Identificar a finalidade do texto (convencional)
- Conhecer os aspectos linguísticos constitutivos do gênero
- Verificar em que suporte esse gênero circula
- Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo imperativo
- Compreender a importância dos verbos, advérbios e locuções adverbiais como indicadores das circunstâncias e construção composicional do texto
- Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes verificando sua importância na construção de sentido do texto
- Identificar e empregar as figuras de linguagem
- Identificar palavras com sentido figurado
- Identificar informações implícitas e explícitas em um texto
- Perceber o emprego do adjetivo e sua influência positiva na construção da mensagem do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário