Total de visualizações de página

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Gênero Anúncio - Programa de Ensino

Aspectos Linguísticos / Elementos Caracterizadores do Gênero Textual

  • Pontuação
  • Pronomes
  • Produto anunciado
  • Público (perfil)
  • Suporte
  • Informações
  • Finalidade do anúncio
  • Linguagem sintética dos Slogans
  • Intertextualidade
  • Linguagem verbal e não verbal
  • Ideia vinculada
  • Verbo no modo imperativo
  • Advérbios
  • Adjetivos com conotação positiva
  • Linguagem figurada: hipérbole, metáfora

Objetivos

  • Ler, compreender e interpretar textos publicitários
  • Perceber os elementos característicos de um texto publicitário: produto, logomarca, slogan, linguagem não verbal, público alvo, jingles e informações
  • Produzir, revisar e editar  textos do gênero
  • Identificar os apelos emocionais e racionais dos anúncios
  • Reconhecer os recursos linguísticos e não linguísticos mais utilizados: cores, formas, imagens, fontes gráficas
  • Posicionar-se criticamente como receptor e consumidor de textos publicitários
  • Identificar o contexto de produção
  • Perceber a intertextualidade presente nos textos
  • Identificar a finalidade do texto (convencional)
  • Conhecer os aspectos linguísticos constitutivos do gênero
  • Verificar em que suporte  esse gênero circula
  • Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo imperativo
  • Compreender a importância dos verbos, advérbios e locuções adverbiais como indicadores das circunstâncias e construção composicional do texto
  • Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes verificando sua importância na construção de sentido do texto
  • Identificar e empregar as figuras de linguagem
  • Identificar palavras com sentido figurado
  • Identificar informações implícitas e explícitas em um texto
  • Perceber o emprego do adjetivo e sua influência positiva na construção da mensagem do texto.

Nenhum comentário: