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quarta-feira, 14 de junho de 2017

Língua Portuguesa - 8º Ano

2º Trimestre

Reportagem

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

● Finalidade;
● Suporte;
● Intertextualidade;
● Manchete;
● Lide;
● Depoimentos;
● Recursos visuais e gráficos (imagens, legendas, gráficos e tabelas);
● Informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou revista, acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas;
● Costuma estabelecer conexões entre o fato central, normalmente enunciado no lead, e fatos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos, fotografias, etc.;
● Pode ter um caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os, orientando os leitores;
● Predomínio da função referencial da linguagem: impessoal, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua;
● O autor precisa respeitar os fatos, não apresentando uma opinião contrária, o papel de avaliação é do leitor;
Reportagem de fatos: apresenta um relato objetivo dos acontecimentos e os fatos são narrados numa ordem sucessiva de informações relevantes;
Reportagem de ação: apresenta as informações mais relevantes (lide) e depois narra os acontecimentos sequenciadamente, apontando a um clímax;
Reportagem documental: é um relato expositivo com a apresentação de um tema polêmico ou atual de maneira objetiva, acompanhado de citações que complementam e esclarecem o assunto tratado. Na abertura, há o clímax acompanhado dos elementos do lide, depois o desenvolvimento da história, incluindo depoimentos, entrevistas, informações complementares e a conclusão. 

Objetivos

● Ler, compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar, por meio de suas características, a reportagem como gênero discursivo;
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
● Ler e entender reportagem, observando dados estatísticos, gráficos, esquemas, legendas e outras linguagens;
● Distinguir notícias de reportagem, bem como de outros textos jornalísticos publicados na mídia;
● Identificar as principais sequências tipológicas desse gênero: narrativa, descritiva, expositiva e dialogal;
● Obter uma leitura crítica do texto jornalismo nos diversos meios de comunicação;
● Posicionar-se criticamente como receptor e produtor de reportagem;
● Verificar em que suporte esse gênero circula;
● Identificar informações implícitas e explícitas em um texto;
● Desenvolver a leitura como fonte de informação;
● Sistematizar as informações dos textos lidos;
● Perceber a relação do texto lido com outros textos;
● Reconhecer e empregar as figuras de linguagem;
● Identificar a finalidade do texto (informar);
● Observar e empregar os sinais de pontuação em textos jornalísticos;

● Perceber o predomínio da função referencial no texto. 


Texto de Divulgação Científica
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Finalidade;
Situação comunicativa (quem produz, onde, para que público);
Linguagem simples e acessível;
Assunto, tema;
Impessoalidade: 3ª pessoa do singular, presente simples e nominalização (o autor expressa as descobertas que fez sem deixar se revelar, ou seja, sem revelar suas marcas pessoais);
Preocupação com a norma culta da língua;
Presença de termos técnicos (terminologias e conceitos próprios da área científica a que eles se referem).
Depoimentos de autoridades;
Caráter metalinguístico;
Dados estatísticos, relação de causa e efeito, comparação, exemplos;
Objetividade, clareza e concisão da linguagem;
Ideia principal;
Título chamativo.
Público alvo;
Emissor;
Momento histórico;
Geralmente, no primeiro e segundo parágrafos, o autor expõe a ideia principal, sendo representada por uma ideia ou conceito. Nos parágrafos que seguem, ocorre o desenvolvimento propriamente dito da ideia, lembrando que tais argumentos são subsidiados em fontes verdadeiramente passíveis de comprovação – comparações, dados estatísticos, relações de causa e efeito, resultado, objetivos de experiências, etc., e culminando nas conclusões acerca do que foi anteriormente abordado.

Objetivos
Ler, compreender e interpretar texto de divulgação científica;
Perceber os elementos característicos do texto de divulgação científica;
Verificar em que suporte esse gênero circula;
Identificar o contexto de produção ((quem produz, onde, para que público);
Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
Identificar a finalidade do texto (informação);
Apropriar-se dos aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
Perceber a relação do texto lido com outros textos;
Perceber o foco narrativo do texto (3ª pessoa);
Sistematizar as informações dos textos lidos;
Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de texto de divulgação científica;
Observar e adequar às vozes presentes no texto;
Identificar informações principais em um texto;
Reconhecer e empregar os sinais de pontuação próprios desse gênero;
Perceber a ordem em que as informações são dispostas no texto;
Apropriar-se do uso da linguagem do texto de divulgação científica, utilizando estratégias de coesão: pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos;
Reconhecer os elementos constitutivos do gênero (principalmente presença de termos técnicos, depoimentos de autoridades, dados estatísticos, comparação, relação causa e efeito, exemplos...). 



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