terça-feira, 13 de junho de 2017

Língua Portuguesa - 8º Ano

1º Trimestre

Entrevista

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Tema;
Título;
Objetivos;
Apresentação gráfica;
Sequência lógica;
Vocabulário claro, acessível e rigoroso;
Suporte;
Mensagem;
● Estrutura caracterizada por perguntas e respostas;
● Limitação da quantidade de perguntas;
● Envolvimento  de pelo menos dois indivíduos – o entrevistador e o entrevistado;
● Papel do entrevistador: abrir e fechar a entrevista, fazer perguntas, suscitar a palavra ao outro, incitar a transmissão de informações, introduzir novos assuntos, orientar e reorientar a interação;
● Gênero oral, podendo ser transcrito para ser publicado em revistas, jornais, sites da Internet;
● Público alvo;
● Natureza, apresentação, fechamento, abertura e tom de formalidade;
Texto informativo cujo objetivo é fazer com que o leitor/ouvinte conheça melhor as opiniões e ideias do entrevistado.     

Objetivos

Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
Identificar, por meio de suas características, a entrevista como gênero discursivo;
Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
Usar linguagem adequada nas diferentes situações discursivas;
Distinguir entrevista no rádio, TV, chat  e mídia impressa;
Analisar criticamente perguntas e respostas, ou as informações selecionadas para integrar um perfil, para identificar a visão do entrevistador/entrevistado ou veículo de comunicação e o público-alvo;
Desenvolver capacidades orais de perguntas e conduzir uma conversa com um tema dirigido;
Transcrever a linguagem oral para a escrita, fazendo as adaptações necessárias ao gênero entrevista;
Escrever entrevista, obedecendo aos critérios da variedade linguística, suporte a que se refere e ao seu público-alvo;
Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objetivos da entrevista, as expectativas do entrevistador e de possíveis leitores, ouvintes ou espectadores;
Adequar as perguntas ao entrevistado ( personalidade,  nível etário,  nível sociocultural…) e à situação (momento,  lugar );
Construir perguntas variadas (mais abertas – O que pensa de…? – ou mais fechadas - Gosta de…?), evitando influenciar respostas e procurando alternativas para eventuais fugas ao tema;
Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação;
Discutir sobre as distinções entre língua falada e língua escrita;
Perceber a relação do texto lido com outros textos.


Memórias Literárias

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

● Narrador;
● Vozes presentes no texto;
● Transposição de gênero;
● Intertextualidade;
● Finalidade;
● Suporte;
● Uso do adjetivo e sua importância para caracterização de impressão de pessoas, lugares e situações;
● Verbos: pretérito perfeito e imperfeito;
● Marcadores temporais;
● Indicadores de espaço;
● Vocabulário de época;

● Palavras e expressões que situam o leitor no tempo passado.


Objetivos

● Ler, reconhecer, compreender, interpretar textos do gênero;
● Identificar, por meio de suas características, memórias como gênero discursivo;
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
● Analisar textos do gênero memórias, observando expressões mais comuns; 
● Identificar o foco narrativo;
● Perceber os elementos descritivos presentes nesse gênero;
● Observar o efeito provocado pela forma como o autor descreve fatos, sentimentos e sensações;
● Reconhecer o gênero memórias nos textos que relatam fatos, acontecimentos, lembranças do passado;
● Documentar e memorizar as ações humanas;
● Representar pelo discurso experiências vividas, situadas no tempo;
● Comparar o tempo atual com o antigo, evidenciando as diferenças e mudanças ocorridas;
● Destacar objetos, lugares e modos de vida do passado, descrições de lugares ou pessoas e explicação do sentido de certas expressões antigas ou de palavra em desuso;
● Perceber a intertextualidade presente nos textos;
● Identificar palavras e/ou expressões para marcar um "tempo de relembrar”;
● Observar e adequar às vozes presentes no texto;
● Observar o uso do pretérito perfeito e imperfeito em textos de memórias literárias;
● Observar e empregar os sinais de pontuação em textos de memórias literárias;
● Transpor o gênero entrevista em memórias literárias; 
Elaborar e aplicar entrevistas com pessoas da comunidade.  


Resenha

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

● O objetivo do emissor é descrever sobre o objeto cultural, podendo referir-se a um livro, filme, peça teatral, CD, entre outros;
A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra;
Finalidade;
Suporte;
Intertextualidade;
Resenha descritiva: Nome do autor; título completo da obra; nome da editora; lugar e data da publicação; número de volumes e páginas. No caso de obra estrangeira, é útil informar a língua da versão original, o título na língua original e o nome do tradutor;
Resenha crítica:
a)       Identificação da obra: Autor (es), título, subtítulo, local da edição, editora e data;
b)      Dados referentes ao autor: Quando? Por quê? Onde?
c)       Apresentação da obra: De que se trata? O que diz? Possui alguma característica especial? Poucas linhas sobre o conteúdo do texto. Resumo claro contendo as ideias principais;
d)      Descrição da estrutura: organização em capítulos, seções, foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto;
e)       Análise crítica: opinião pessoal e de outros autores, fazendo comparações;
f)       Recomendação da obra: para quem o texto realmente é útil. Considerar a idade, escolaridade, renda etc.;
g)      Assinatura e identificação do autor da resenha;
Estilo atribuído pelo objeto de estudo: Conciso, objetivo, simples? Claro, coerente, preciso? 

Objetivos
● Ler, reconhecer, compreender, interpretar resenhas;
● Identificar, por meio de suas características, resenhas como gênero discursivo;
● Perceber os elementos característicos de uma resenha;
● Verificar em que suporte esse gênero circula;
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
● Ampliar a capacidade de argumentar por escrito;
● Compreender a resenha como gênero textual da esfera jornalística que tem como finalidade orientar o leitor de uma revista, jornal ou internet sobre o lançamento de um objeto cultural: livro, filme, CD, DVD, espetáculo teatral ou musical, exposição de artes plásticas etc.;
● Compreender a resenha crítica como um gênero textual que apresenta informações, além de comentários e avaliações sobre o objeto resenhado;
● Identificar informações implícitas e explícitas num texto;
● Perceber a relação do texto lido com outros textos;
● Apropriar-se da linguagem do texto, utilizando estratégias de coesão: pronominalização, substituição lexical e especialmente os conectivos.
● Analisar textos do gênero resenha, observando expressões mais comuns; 
● Documentar e memorizar as ações humanas;
● Observar e adequar às vozes presentes no texto;
Observar e empregar os sinais de pontuação em resenhas.


Nenhum comentário: