Notícia
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Imagem;
● Mensagem;
● Veracidade dos
fatos divulgados, predominando o caráter objetivo preconizado pelo discurso;
● Imparcialidade;
● Linguagem
clara, objetiva e precisa;
● Finalidade;
● Suporte;
● Manchete ou
título principal;
● Título
auxiliar;
● Lide (Quem?
Onde? O que? Como? Quando? Por quê?);
● Corpo da notícia.Objetivos
● Ler,
reconhecer, compreender, interpretar textos do gênero;
● Identificar,
por meio de suas características, notícia como gênero discursivo;
● Produzir,
revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as
condições de produção;
● Reconhecer
características que podem transformar um fato em notícia: fato concreto que
possa interessar a muitas pessoas;
● Identificar a
estrutura da notícia: título, chamada, lide e imagem (quando houver), corpo;
● Distinguir
notícias de reportagem, bem como de outros textos jornalísticos publicados na
mídia;
● Identificar as
principais sequências tipológicas desse gênero: narrativa, descritiva,
expositiva, injuntiva e dialogal;
● Obter uma
leitura crítica do jornalismo nos diversos meios de comunicação;
● Posicionar-se
criticamente como receptor e produtor de notícias;
● Perceber a
intertextualidade presente nos textos;
● Identificar a
finalidade do texto (informar);
● Conhecer os
aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
● Verificar em
que suporte esse gênero circula;
● Identificar o
contexto de produção;
● Identificar
informações implícitas e explícitas em um texto;
● Desenvolver a
leitura como fonte de informação;
● Sistematizar as
informações dos textos lidos;
● Observar e empregar os
sinais de pontuação em textos jornalísticos.Anúncio
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Produto
anunciado;
● Púbico
(perfil);
● Suporte;
● Informações;
● Finalidade do
anúncio;
● Linguagem
sintética dos slogans;
●
Intertextualidade;
● Imagem;
● Ideia veiculada;
● Adjetivos com conotação
positiva.Objetivos
● Ler,
compreender, interpretar textos publicitários;
● Perceber os
elementos característicos de um texto publicitário: produto, logomarca, slogan,
linguagem não verbal, público alvo, jingles e informações;
● Produzir,
revisar e editar textos do gênero;
● Identificar os
apelos emocionais e racionais dos anúncios;
● Reconhecer os
recursos linguísticos e não linguísticos mais utilizados: cores, formas,
imagens, fontes gráficas;
● Posicionar-se
criticamente como receptor, consumidor e produtor de textos publicitários;
● Perceber a
intertextualidade presente nos textos;
● Identificar a
finalidade do texto (convencimento);
● Conhecer os
aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
● Verificar em
que suporte esse gênero circula;
● Identificar o
contexto de produção.
● Reconhecer e
empregar adequadamente os tempos verbais do modo imperativo;
● Compreender a
importância dos verbos, advérbios e locuções adverbiais como indicadores das
circunstâncias e construção composicional do texto;
● Reconhecer e
empregar adequadamente os pronomes, verificando sua importância na construção
de sentido do texto;
● Identificar e
empregar as figuras de linguagem;
● Identificar
palavras com sentido figurado;
● Identificar
informações implícitas e explícitas em um texto;
● Perceber o emprego do
adjetivo e sua influência positiva na construção da mensagem do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário