Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de junho de 2017

Língua Portuguesa - 7 º Ano

3º Trimestre

Notícia

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo


Imagem;
Mensagem;
Veracidade dos fatos divulgados, predominando o caráter objetivo preconizado pelo discurso;
Imparcialidade;
Linguagem clara, objetiva e precisa;
Finalidade;
Suporte;
Manchete ou título principal;
Título auxiliar;
Lide (Quem? Onde? O que? Como? Quando? Por quê?);
Corpo da notícia.


Objetivos
Ler, reconhecer, compreender, interpretar textos do gênero;
Identificar, por meio de suas características, notícia como gênero discursivo;
Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
Reconhecer características que podem transformar um fato em notícia: fato concreto que possa interessar a muitas pessoas;
Identificar a estrutura da notícia: título, chamada, lide e imagem (quando houver), corpo;
Distinguir notícias de reportagem, bem como de outros textos jornalísticos publicados na mídia;
Identificar as principais sequências tipológicas desse gênero: narrativa, descritiva, expositiva, injuntiva e dialogal;
Obter uma leitura crítica do jornalismo nos diversos meios de comunicação;
Posicionar-se criticamente como receptor e produtor de notícias;
Perceber a intertextualidade presente nos textos;
Identificar a finalidade do texto (informar);
Conhecer os aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
Verificar em que suporte esse gênero circula;
Identificar o contexto de produção;
Identificar informações implícitas e explícitas em um texto;
Desenvolver a leitura como fonte de informação;
Sistematizar as informações dos textos lidos;
Observar e empregar os sinais de pontuação em textos jornalísticos.


Anúncio

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Produto anunciado;
Púbico (perfil);
Suporte;
Informações;
Finalidade do anúncio;
Linguagem sintética dos slogans;
Intertextualidade;
Imagem;
Ideia veiculada;
Adjetivos com conotação positiva.

Objetivos

Ler, compreender, interpretar textos publicitários;
Perceber os elementos característicos de um texto publicitário: produto, logomarca, slogan, linguagem não verbal, público alvo, jingles e informações;
Produzir, revisar e editar textos do gênero;
Identificar os apelos emocionais e racionais dos anúncios;
Reconhecer os recursos linguísticos e não linguísticos mais utilizados: cores, formas, imagens, fontes gráficas;
Posicionar-se criticamente como receptor, consumidor e produtor de textos publicitários;
Perceber a intertextualidade presente nos textos;
Identificar a finalidade do texto (convencimento);
Conhecer os aspectos linguísticos constitutivos do gênero;
Verificar em que suporte esse gênero circula;
● Identificar o contexto de produção.
Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo imperativo;
Compreender a importância dos verbos, advérbios e locuções adverbiais como indicadores das circunstâncias e construção composicional do texto;
Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes, verificando sua importância na construção de sentido do texto;
Identificar e empregar as figuras de linguagem;
Identificar palavras com sentido figurado;
Identificar informações implícitas e explícitas em um texto;
Perceber o emprego do adjetivo e sua influência positiva na construção da mensagem do texto.




Nenhum comentário: