Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Língua Portuguesa - 7º Ano

1º Trimestre

Lendas
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Elementos de coesão;
● Discurso direto e indireto;
● Finalidade;
● Suporte;
● Intertextualidade;
● Origem na oralidade para explicar  acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais;
● Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita;
● Fantasia ou ficção, misturando-se com a realidade dos fatos;
● Fatos reais e históricos dão suporte às histórias;
● Parte da realidade cultural de todos os povos;
Explicações dos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica;
● Alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam;
● Locais, tempo e personagens bem marcados para provar sua veracidade;

● Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Objetivos
Ler, reconhecer, compreender e interpretar texto do gênero;
● Identificar as marcas do gênero (as intenções, as circunstâncias comunicativas, o conteúdo temático e a construção composicional...);
● Reconhecer informações implícitas e explícitas em um texto;
● Identificar os elementos coesivos no texto;
● Compreender a importância dos advérbios e locuções adverbiais como indicadores das circunstâncias em um texto;
● Revisar os sinais de pontuação e seus efeitos na construção dos sentidos do texto;
● Identificar informações principais em um texto;
● Aprimorar a competência em leitura, compreensão e interpretação de textos;
● Sistematizar as informações dos textos lidos;
● Verificar a importância da lenda como forma de representação simbólica da realidade;
● Criar situações de fantasia e encantamento; 
● Constituir coletivamente repertório de lendas;
● Apropriar-se de procedimentos de planejamento de reescrita de lendas;
● Reescrever lendas, considerando as características do contexto de produção;
● Analisar as lendas considerando as características linguísticas: que maneira começam as diferentes lendas lidas, o que apresentam no primeiro parágrafo e com quais expressões iniciam?
● De Reconhecer a Lenda como produto histórico-cultural, espelho dos valores e crenças de um povo;
● Compreensão geral do que vem a ser o gênero lenda, considerando algumas de suas características fundamentais;
Perceber a relação do texto lido com outros textos.  


Entrevista
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Tema;
Título;
Objetivos;
Apresentação gráfica;
Sequência lógica;
Vocabulário claro, acessível e rigoroso;
Suporte;
Mensagem;
● Estrutura caracterizada por perguntas e respostas;
● Limitação da quantidade de perguntas;
● Envolvimento  de pelo menos dois indivíduos – o entrevistador e o entrevistado;
● Papel do entrevistador: abrir e fechar a entrevista, fazer perguntas,  suscitar a palavra ao outro,  incitar a transmissão de informações, introduzir novos assuntos, orientar e reorientar a interação;
● Gênero oral, podendo ser transcrito para ser publicado em revistas, jornais, site da Internet;
● Público alvo;
● Natureza, apresentação, fechamento, abertura e tom de formalidade;
Texto informativo cujo objetivo é fazer com que o leitor/ouvinte conheça melhor as opiniões e ideias do entrevistado.     

Objetivos
● Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar, por meio de suas características, a entrevista como gênero discursivo;
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
● Usar linguagem adequada nas diferentes situações discursivas;
● Distinguir entrevista no rádio, TV, chat  e mídia impressa;
● Analisar criticamente perguntas e respostas, ou as informações selecionadas para integrar um perfil, para identificar a visão do entrevistador/entrevistado ou veículo de comunicação e o público-alvo;
● Desenvolver capacidades orais de perguntas e conduzir uma conversa com um tema dirigido;
●Transcrever a linguagem oral para a escrita, fazendo as adaptações necessárias ao gênero entrevista;
● Escrever entrevista, obedecendo aos critérios da variedade linguística, suporte a que se refere e ao seu público-alvo;
● Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objetivos da entrevista, as expectativas do entrevistador e de possíveis leitores, ouvintes ou espectadores;
● Adequar as perguntas ao entrevistado ( personalidade,  nível etário,  nível sociocultural…) e à situação ( momento,  lugar );
● Construir perguntas variadas (mais abertas – O que pensa de…? – ou mais fechadas - Gosta de…?), evitando influenciar respostas e procurando alternativas para eventuais fugas ao tema;
● Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação;
● Discutir sobre as distinções entre língua falada e língua escrita;
Perceber a relação do texto lido com outros textos. 

Memórias Literárias
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Vozes presentes no texto;
● Transposição de gênero;
● Intertextualidade;
● Finalidade;
● Suporte;
● Uso do adjetivo e sua importância para caracterização de impressão de pessoas, lugares e situações;
● Marcadores temporais;
● Indicadores de espaço;
● Vocabulário de época; sado;
● Comparação entre o passado e o presente;
● Palavras e expressões que situam o leitor no tempo passado.

Objetivos
● Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Identificar, por meio de suas características, memórias como gênero discursivo;
● Produzir, revisar e editar textos, levando em conta as características do gênero e as condições de produção;
● Analisar textos do gênero memórias, observando expressões mais comuns;
● Identificar o foco narrativo;
● Perceber os elementos descritivos presentes nesse gênero;
● Observar o efeito provocado pela forma como o autor descreve fatos, sentimentos e sensações;
● Reconhecer o gênero memórias nos textos que relatam fatos, acontecimentos, lembranças do passado;
● Documentar e memorizar as ações humanas;
● Representar pelo discurso experiências vividas, situadas no tempo;
● Comparar o tempo atual com o antigo, evidenciando as diferenças e mudanças ocorridas;
● Destacar objetos, lugares e modos de vida do passado, descrições de lugares ou pessoas e explicação do sentido de certas expressões antigas ou de palavra em desuso;
● Perceber a intertextualidade presentes nos textos;
● Identificar palavras e/ou expressões para marcar um "tempo de relembrar”;
● Observar e adequar às vozes presentes no texto;
● Usar o pretérito perfeito e imperfeito;
● Empregar os sinais de pontuação;
● Transpor o gênero entrevista em memórias literárias;
Elaborar e aplicar entrevistas com pessoas da comunidade.


Nenhum comentário: