terça-feira, 6 de junho de 2017

Língua Portuguesa - 6º Ano

1º Trimestre

Autobiografia

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

·          Foco narrativo (1ª pessoa);
·          Sequência temporal;
·          Palavras ou expressões com valor  temporal (“há dez anos”, “naquele tempo”, “naquela época”, “tempo em que”, “um tempo depois”, etc.);
·          Veracidade dos fatos;
·          Texto narrativo não ficcional;
·          Pontuado de lembranças, de um colorido emocional. Predomina a subjetividade;
·           Finalidade do texto;
·          Intertextualidade;
·          Suporte;
·          Principais episódios da vida do autor, de forma cronológica;
·          Marcadores espaciais/marcadores de lugar: (“era uma região...”, “naquele lugar...”, “foi o lugar onde...”, etc.);
Expressões que funcionam como modalizadores do discurso: provavelmente, certamente etc. 


Objetivos

·           Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
·          Identificar as marcas do gênero;
·          Identificar, por meio de suas características, o texto autobiografia como gênero discursivo;
·          Produzir, revisar e editar textos do gênero;
·          Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo indicativo;
·          Contribuir no processo de busca da identidade do aluno;
·          Perceber a relação do texto lido com outros textos;
·          Avaliar e ampliar o repertório de autobiografias conhecidas dos alunos;
·          Sistematizar as informações dos textos lidos;
·          Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes pessoais e possessivos como elementos de coesão textual;
·          Identificar os elementos da comunicação;
·          Identificar informações principais em um texto;
Sistematizar as informações dos textos lidos.


Biografia

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Tempos verbais: pretérito perfeito e presente do indicativo;
Foco narrativo: 3ª pessoa;
Sequência temporal;
Veracidade dos fatos;
Finalidade do texto;
Intertextualidade;
Suporte;
Dados pessoais: nome, data de nasci-
mento/ morte, naturalidade, filiação, habili-
tações literárias, profissões desempenhadas,
circunstâncias em que escreveu as suas
obras e respectivo enquadramento literário,
apreciação crítica dos seus escritos e
prêmios recebidos;
Dados mais marcantes da vida;
Conteúdo temático: história da vida;
Vozes de personagens (amigo, pai/mãe,
parente ou alguém que, de certa forma,
marcou a vida do biografado).

Objetivos

          Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
·          Identificar as marcas do gênero;
·          Identificar, por meio de suas características, o texto biografia como gênero discursivo;
·          Produzir, revisar e editar textos do gênero;
·          Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo indicativo;
·          Perceber a relação do texto lido com outros textos;
·          Avaliar e ampliar o repertório de biografias conhecidas dos alunos;
           Sistematizar as informações dos textos lidos;
           Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes pessoais e possessivos como elementos de             coesão textual;
           Identificar os elementos da comunicação;
           Identificar informações principais em um texto;
           Sistematizar as informações dos textos lidos;
      ● Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de              leitura e escrita de biografias.

Poema

Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo

Narrador e eu - lírico;
● Intertextualidade;
● Musicalidade;
● Efeitos sonoros: ritmos e rimas;
● Noções elementares de versificação (verso, estrofe e verso livre);
● Conotação;
● Unidade de sentido;
● Finalidade;
● Suporte;
● Expressividade;
● Repetição;
Escolha do vocabulário.

Objetivos

Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Produzir, revisar e editar (socializar) texto poético;
● Identificar as marcas do gênero;
● Identificar, por meio de suas características, o texto poético como gênero discursivo;
● Identificar palavras com sentido figurado;
● Diferenciar narrador e eu -lírico;
● Conhecer e sistematizar informações sobre as características de um poema: versos, estrofes, ritmos, rimas, repetição;
● Reconhecer os poemas em suas diversas formas;
● Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos;
● Perceber a relação do texto lido com outros textos;
● Apresentar os conceitos de denotação e conotação;
● Identificar e empregar figuras de linguagem;
● Investigar as relações entre som e sentido no poema;
● Observar a expressividade das repetições de palavras ou da mesma consoante/vogal;
● Recitar poemas com entusiasmo, levando em conta o tom de voz, a segurança, o ritmo e a cadência;
● Saber diferenciar poema de prosa;
Reconhecer um poema pela distribuição de suas estrofes e versos em qualquer suporte.       



Nenhum comentário: