Autobiografia
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
·
Foco narrativo (1ª pessoa);
·
Sequência temporal;
·
Palavras ou expressões com valor temporal (“há dez anos”, “naquele tempo”,
“naquela época”, “tempo em que”, “um tempo depois”, etc.);
·
Veracidade dos fatos;
·
Texto narrativo não ficcional;
·
Pontuado de lembranças, de um colorido emocional. Predomina a
subjetividade;
·
Finalidade do texto;
·
Intertextualidade;
·
Suporte;
·
Principais episódios da vida do autor, de forma cronológica;
·
Marcadores espaciais/marcadores de lugar: (“era uma região...”,
“naquele lugar...”, “foi o lugar onde...”, etc.);
Expressões
que funcionam como modalizadores do discurso: provavelmente, certamente etc. Objetivos
·
Ler, reconhecer, compreender e interpretar
textos do gênero;
·
Identificar as marcas do gênero;
·
Identificar, por meio de suas características, o texto
autobiografia como gênero discursivo;
·
Produzir, revisar e editar textos do gênero;
·
Reconhecer e empregar adequadamente os tempos verbais do modo
indicativo;
·
Contribuir no processo de busca da identidade do aluno;
·
Perceber a relação do texto lido com outros textos;
·
Avaliar e ampliar o repertório de autobiografias conhecidas dos
alunos;
·
Sistematizar as informações dos textos lidos;
·
Reconhecer e empregar adequadamente os pronomes pessoais e
possessivos como elementos de coesão textual;
·
Identificar os elementos da comunicação;
·
Identificar informações principais em um texto;
Sistematizar
as informações dos textos lidos.Biografia
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
Tempos verbais:
pretérito perfeito e presente do indicativo;
● Foco narrativo: 3ª
pessoa;
● Sequência
temporal;
● Veracidade dos
fatos;
● Finalidade do
texto;
● Intertextualidade;
● Suporte;
● Dados pessoais:
nome, data de nasci-
mento/ morte,
naturalidade, filiação, habili-
tações literárias,
profissões desempenhadas,
circunstâncias em
que escreveu as suas
obras e respectivo
enquadramento literário,
apreciação crítica
dos seus escritos e
prêmios recebidos;
● Dados mais
marcantes da vida;
● Conteúdo temático:
história da vida;
● Vozes de
personagens (amigo, pai/mãe,
parente ou alguém
que, de certa forma,
marcou
a vida do biografado).Objetivos
Ler, reconhecer,
compreender e interpretar textos do gênero;
·
● Identificar as
marcas do gênero;
·
● Identificar, por
meio de suas características, o texto biografia como gênero discursivo;
·
● Produzir, revisar
e editar textos do gênero;
·
● Reconhecer e
empregar adequadamente os tempos verbais do modo indicativo;
·
● Perceber a relação
do texto lido com outros textos;
·
● Avaliar e ampliar
o repertório de biografias conhecidas dos alunos;
● Sistematizar as
informações dos textos lidos;
● Reconhecer e
empregar adequadamente os pronomes pessoais e possessivos como elementos de coesão textual;
● Identificar os
elementos da comunicação;
● Identificar
informações principais em um texto;
● Sistematizar as
informações dos textos lidos;
● Criar
um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover
situações de leitura e escrita de biografias.Poema
Elementos caracterizadores do Gênero Discursivo
● Narrador e eu -
lírico;
● Intertextualidade;
● Musicalidade;
● Efeitos sonoros:
ritmos e rimas;
● Noções elementares
de versificação (verso, estrofe e verso livre);
● Conotação;
● Unidade de
sentido;
● Finalidade;
● Suporte;
● Expressividade;
● Repetição;
●
Escolha do vocabulário.Objetivos
● Ler, reconhecer,
compreender e interpretar textos do gênero;
● Produzir, revisar
e editar (socializar) texto poético;
● Identificar as
marcas do gênero;
● Identificar, por
meio de suas características, o texto poético como gênero discursivo;
● Identificar
palavras com sentido figurado;
● Diferenciar
narrador e eu -lírico;
● Conhecer e
sistematizar informações sobre as características de um poema: versos,
estrofes, ritmos, rimas, repetição;
● Reconhecer os
poemas em suas diversas formas;
● Avaliar e ampliar
o repertório de poemas conhecidos pelos alunos;
● Perceber a relação
do texto lido com outros textos;
● Apresentar os
conceitos de denotação e conotação;
● Identificar e
empregar figuras de linguagem;
● Investigar as
relações entre som e sentido no poema;
● Observar a
expressividade das repetições de palavras ou da mesma consoante/vogal;
● Recitar poemas com
entusiasmo, levando em conta o tom de voz, a segurança, o ritmo e a cadência;
● Saber diferenciar poema de prosa;
●
Reconhecer um poema pela distribuição de suas
estrofes e versos em qualquer suporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário