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terça-feira, 30 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 5º Ano

1º Trimestre

Lendas de Santa Catarina

Aspectos relativos ao Gênero Discursivo

·  Narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
·  Ao se tornarem conhecidas, são registradas na linguagem escrita.
·  Utiliza-se da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
·  Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
·  Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.
·  Fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica. Essas explicações, porém, são mais facilmente aceitas, pois apesar de serem fruto da imaginação não são necessariamente sobrenaturais ou fantásticas.
·  Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.
·  As lendas têm locais, tempo e personagens bem marcados para provar sua veracidade.
·  Elas estão diretamente ligadas à cultura, sobretudo popular.
Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Objetivos

·   Identificar as características do gênero textual “Lenda”;
·   Constituir coletivamente repertório inicial de lendas;
·   Apropriar-se de procedimentos de planeja-mento de reescrita de lendas;
·   Reescrever lendas, considerando as características do contexto de produção;
·   Analisar as lendas considerando as características linguísticas: que maneira começam as diferentes lendas lidas. O que apresentam no primeiro parágrafo e com quais expressões iniciam?
·   Reconhecer a lenda como produto histórico-cultural, espelho dos valores e crenças de um povo;
Compreensão geral do que vem a ser o gênero, considerando algumas de suas características fundamentais.


Poema

Aspectos relativos ao Gênero Discursivo

Narrador e eu - lírico;
● Intertextualidade;
● Musicalidade;
● Noções elementares de versificação (verso, estrofe e verso livre);
● Conotação;
● Unidade de sentido;
● Finalidade;
● Suporte;
● Expressividade;
● Repetição;
● Escolha do vocabulário.
Musicalidade, rima, ritmo e sonoridade;
Sentido próprio e figurado

Tema.

Objetivos

Ler, reconhecer, compreender e interpretar textos do gênero;
● Produzir, revisar e editar (socializar) texto poético;
Identificar as marcas do gênero: rima, ritmo, repetições de palavras, linguagem figurada, musicalidade;
● Identificar, por meio de suas características, o texto poético como gênero discursivo;
● Identificar palavras com sentido figurado;
● Diferenciar narrador e eu -lírico;
● Conhecer e sistematizar informações sobre as características de um poema: versos, estrofes, ritmos, rimas, repetição;
● Reconhecer os poemas em suas diversas formas;
● Avaliar e ampliar o repertório de poemas conhecidos pelos alunos;
● Perceber a relação do texto lido com outros textos;
● Identificar e empregar figuras de linguagem;
● Investigar as relações entre som e sentido no poema;
● Observar a expressividade das repetições de palavras ou da mesma consoante/vogal;
● Recitar poemas com entusiasmo, levando em conta o tom de voz, a segurança, o ritmo e a cadência;
● Saber diferenciar poema de prosa;
● Reconhecer um poema pela distribuição de suas estrofes e versos em qualquer suporte e formas.
Identificar informações implícitas e explícitas.
Revisar os sinais de pontuação e seus efeitos na construção dos sentidos do texto; 
Identificar e usar as figuras de linguagem.





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