Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 4º Ano

3º Trimestre

Conto Popular

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo


  • O conto popular tinha as seguintes funções: preencher o tempo de lazer; geralmente os serões, reforçando os laços de convívio; propor aos ouvintes modelos de comportamentos; transmitir os valores e concepções do mundo próprios daquela sociedade; função moralizadora e lúdica;
  • Estrutura e características do gênero: Narrativa curta, de autor anônimo; 
  • narrador geralmente não participante; 
  • Personagens planas e pouco caracterizadas e sem nome próprio; Elementos da narrativa (principalmente enredo e clímax);  
  • Espaço indefinido; Tempo indeterminado; 
  • Conteúdo ficcional, simbólico e intemporal; 
  • Linguagem popular e familiar, com marcas de oralidade (Ex. Vai nisto..., botou a fugir...)
  • A presença do maravilhoso: é característico haver dragões, fadas, feiticeiras, bruxas..
Objetivos
  • Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero; 
  • Conhecer as características do gênero; 
  • Comparar vários contos referentes a estrutura e as características deste gênero textual; 
  • Reconhecer os elementos da narrativa (principalmente enredo e clímax) e analisar, de forma específica os elementos tempo e espaço; 
  • Recontar a história considerando as etapas de revisão do texto; 
  • Usar linguagem adequada nas diferentes situações discursivas; 
  • Inferir informações a partir do texto; 
  • Identificar o tema, a mensagem, os personagens; 
  • Aprimorar a leitura oral, exercitando-a a partir das observações sobre pontuação, entonação e ênfase; Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
  • Utilizar de diferentes linguagens para representar a história; 
  • Recontar no coletivo e individual os contos lidos, atendo-se a coerência e coesão; 
  • Ampliar vocabulário;
  • Verificar as relações de causa e consequência presentes no texto.



Resumo

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

● O resumo consiste em reduzir as partes mais importantes de um texto, usando palavras claras e precisas; ● Transmite ao leitor as informações essenciais do texto;
● O resumo não substitui a obra apenas cria um interesse;
● Sequência de frases concisas e afirmativas;
● Tema explícito no texto;
● Fidelidade ao texto original;
● Supressão de detalhes secundários;
Ordenação e organização das ideias;
Texto expositivo, impessoal, sequências explicativas;
 Intertextualidade (paráfrase);
 Linguagem visual (esquemas);
Articuladores textuais (locuções conjuntivas...).

Objetivos


  • Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero; 
  • Transmitir ao leitor uma ideia sobre o texto; 
  • Determinar as relações entre as diferentes ideias (causas, consequências...), e anotar de forma sintética, a informação principal de cada parágrafo;
  •  Identificar as ideias ou fatos essenciais do texto original que farão parte do resumo;
  •  Produzir, revisar e editar textos do gênero;
  •  Empregar os sinais de pontuação;
  •  Promover a leitura e a análise de textos sintéticos;
  •  Entender métodos e elementos necessários para a produção de resumos;
  •  Resumir texto ou situação, sintetizar, abreviar informações e fatos, sem perder o essencial;
  •  Compreender claramente o conteúdo, de modo a poder fazer escolhas: deixar de lado o acidental (detalhes, explicações, exemplos) e ficar com o essencial (ideias principais);
  •  Organizar as ideias fundamentais do texto original num discurso seu, coeso e coerente;
  •  Ser absolutamente fiel às ideias expressas pelo autor, não acrescentando informações subsidiárias;
  •  Usar nível padrão de linguagem, com vocábulo próprio, sem copiar frases ou expressões. 




Nenhum comentário: