Cartaz
Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
- Linguagem sintética, amplamente objetiva, contendo todas as informações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos;
- É construído com o mínimo de recursos expressivos para chamar a atenção. Tanto a espacialização do texto sobre o papel como as imagens que, nos cartazes mais elaborados, complementam a mensagem linguística são de fundamental importância: a efetividade depende em grande parte das cores, da diagramação, da tipografia selecionada, do tamanho das letras que permita sua leitura à distância;
- Faz uso das imagens para comunicar.;
- Finalidade: informar, instruir e persuadir.
Objetivos
· Considerar em que medida as crianças já conhecem
e/ou tiveram contato com o gênero a ser estudado;
·
Garantir o acesso a diferentes tipos de cartazes;
·
Preocupar-se com a situação comunicativa ao
produzir o texto;
·
Garantir que a criança perceba a importância de comunicar algo a alguém e para isso, é necessário que se faça uso da revisão textual;
· Conhecer o
cartaz, sua estrutura e função comunicativa;
· Proceder antecipações em relação ao conteúdo da
leitura, apoiando-se nos indicadores do texto: desenho, título entre outros;
· Levantar e confirmar hipóteses relativas ao
conteúdo do texto que está sendo lido;
· Localizar informações explícitas no texto;
· Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
· Inferir uma informação implícita no texto;
· Produzir o gênero estudado para serem enviados a
diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua
· Identificar e analisar
os elementos organizacionais e estruturais;
- Ler, compreender, interpretar, produzir, revisar e editar cartazes;
Textos de Informação Científica
Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
·
Esta categoria inclui
textos cujos conteúdos provém do campo das Ciências em geral.
·
Incluem frases claras e
levam em consideração o significado mais conhecido, mais difundido das
palavras.
·
O vocabulário é
preciso;
·
Geralmente estes textos
não incluem vocábulos a que possam ser atribuídos uma multiplicidade de
significados.
·
Transmite e explica
informações de caráter geral;
·
Compreende e comunica
características principais do tema;
·
Necessita de
referências científicas;
·
Aborda um único
assunto;
·
Suporte: revista
ciência hoje, livros didáticos de geografia, história, ciências, revista
recreio;
- Impessoalidade.
Objetivos
·
Verificar os
conhecimentos prévios a respeito do gênero;
·
Construir repertório do
gênero;
·
Reconhecer a
funcionalidade do texto científico;
·
Construir previsões a
partir do título e ilustração do texto;
·
Identificar o assunto
do texto;
·
Retirar informações do
texto a respeito do assunto pesquisado;
·
Retirar ideias
principais do texto;
·
Ler, reconhecer,
compreender e interpretar os textos;
·
Produzir resumos
coletivamente a respeito do texto lido;
·
Ampliar vocabulário;
·
Produzir textos
coletivos e individuais;
·
Reescrever textos
individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do
texto;
- Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
Texto Instrucional
Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
·
Estes textos dão
orientações precisas para a realização das mais diversas atividades, como por
exemplo, jogar.
·
Frases curtas;
·
Vocabulário técnico;
·
Temática única;
·
Ilustrações.
·
·
Função:
regular e indicar formas de agir.
·
Numerais
que indicam quantidade ou ordenação de ações
Objetivos
·
Verificar os
conhecimentos prévios a respeito do gênero;
·
Reconhecer as
características do gênero;
·
Identificar a
finalidade do texto (informação, regulação e orientação);
·
Produzir e revisar textos do gênero;
·
Identificar, reconhecer,
compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero;
·
Ampliar vocabulário;
·
Produzir textos
coletivos e individuais;
·
Reescrever textos
individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do
texto;
Identificar, reconhecer,
compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero;
Nenhum comentário:
Postar um comentário