Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 4º Ano

1º Trimestre 

Cartaz

Aspectos relativos ao Gênero Discursivo



  • Linguagem sintética, amplamente objetiva, contendo todas as informações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos;
  • É construído com o mínimo de recursos expressivos para chamar a atenção. Tanto a espacialização do texto sobre o papel como as imagens que, nos cartazes mais elaborados, complementam a mensagem linguística são de fundamental importância: a efetividade depende em grande parte das cores, da diagramação, da tipografia selecionada, do tamanho das letras que permita sua leitura à distância;
  •  Faz uso das imagens para comunicar.;


  • Finalidade: informar, instruir e persuadir.
Objetivos


·    Considerar em que medida as crianças já conhecem e/ou tiveram contato com o gênero a ser estudado;
·   Garantir o acesso a diferentes tipos de cartazes;
·         Preocupar-se com a situação comunicativa ao produzir o texto;
·   Garantir que a criança perceba a importância de comunicar algo a alguém e para isso, é necessário que se faça  uso da revisão textual;
·    Conhecer o cartaz, sua estrutura e função comunicativa;
·    Proceder antecipações em relação ao conteúdo da leitura, apoiando-se nos indicadores do texto: desenho, título entre outros;
·    Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido;
·    Localizar informações explícitas no texto;
·    Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
·    Inferir uma informação implícita no texto;
·    Produzir o gênero estudado para serem enviados a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua
·    Identificar e analisar os elementos organizacionais e estruturais;

  • Ler, compreender, interpretar, produzir, revisar e editar cartazes;

Textos de Informação Científica

Aspectos relativos ao Gênero Discursivo

·         Esta categoria inclui textos cujos conteúdos provém do campo das Ciências em geral.
·         Incluem frases claras e levam em consideração o significado mais conhecido, mais difundido das palavras.
·         O vocabulário é preciso;
·         Geralmente estes textos não incluem vocábulos a que possam ser atribuídos uma multiplicidade de significados.
·         Transmite e explica informações de caráter geral;
·         Compreende e comunica características principais do tema;
·         Necessita de referências científicas;
·         Aborda um único assunto;
·         Suporte: revista ciência hoje, livros didáticos de geografia, história, ciências, revista recreio;

  • Impessoalidade.
Objetivos

·         Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero;
·         Construir repertório do gênero;
·         Reconhecer a funcionalidade do texto científico;
·         Construir previsões a partir do título e ilustração do texto;
·         Identificar o assunto do texto;
·         Retirar informações do texto a respeito do assunto pesquisado;  
·         Retirar ideias principais do texto;
·         Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
·         Produzir resumos coletivamente a respeito do texto lido;
·         Ampliar vocabulário;
·         Produzir textos coletivos e individuais;
·         Reescrever textos individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
  • Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.

Texto Instrucional

Aspectos relativos ao Gênero Discursivo


·         Estes textos dão orientações precisas para a realização das mais diversas atividades, como por exemplo, jogar.
·         Frases curtas;
·         Vocabulário técnico;
·         Temática única;
·         Ilustrações.
·          
·         Função: regular e indicar formas de agir.

·         Numerais que indicam quantidade ou ordenação de ações


Objetivos

·         Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero;
·         Reconhecer as características do gênero;
·         Identificar a finalidade do texto (informação, regulação e orientação);
·         Produzir e  revisar textos do gênero;
·         Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero;
·         Ampliar vocabulário;
·         Produzir textos coletivos e individuais;
·         Reescrever textos individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero;






Nenhum comentário: