Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 3º Ano

2º Trimestre

Lendas

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

  • Mistura de fatos reais e históricos com o imaginário;
  • Falam sobre a tradição de um povo;
  • Fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica;
  • Possui uma temática.
Objetivos
  • Socializar no grupo seu conhecimento sobre as lendas e contato com o gênero estudado;
  • Apreciar e valorizar a cultura popular;
  • Construir repertório inicial do gênero;
  • Comparar várias lendas referentes a estrutura e as características deste gênero textual;
  • Recontar a história;
  • Inferir informações do texto;
  • Identificar a temática do texto;
  • Perceber e relatar sobre as emoções que as histórias transmitem;
  • Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
  • Utilizar de diferentes linguagens para representar a história;
  • Produzir textos coletivamente de lendas lidas, atendo-se a coerência e coesão;
  • Ampliar vocabulário;
  • Reescrever textos coletivos e individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
  • Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
  • Dramatizar em grupo uma lenda escolhida.

Textos de Informação Científica

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

  • Esta categoria inclui textos cujos conteúdos provém do campo das Ciências em geral.
  • Incluem frases claras e levam em consideração o significado mais conhecido, mais difundido das palavras.
  • O vocabulário é preciso; 
  • Geralmente estes textos não incluem vocábulos a que possam ser atribuídos uma multiplicidade de significados.
  • Transmite e explica informações de caráter geral;
  • Compreende e comunica características principais do tema;
  • Necessita de referências científicas;
  • Aborda um único assunto;
  • Suporte: Revista Ciência Hoje, Livros Didáticos de Geografia, História, Ciências, Revista Recreio.

Objetivos
  • Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero estudado;
  • Construir repertório do gênero;
  • Reconhecer a funcionalidade do texto científico;
  • Construir previsões a partir do título e ilustração do texto;
  • Identificar o assunto do texto;
  • Retirar informações do texto a respeito do assunto pesquisado;
  • Retirar ideias principais do texto;
  • Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
  • Produzir resumos coletivos a respeito do texto lido;
  • Ampliar vocabulário;
  • Produzir textos coletivos e individuais;
  • Reescrever textos individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
  • Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.

Bilhete

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
  • A estrutura do bilhete é formada por: data, destinatário, mensagem, despedida e remetente;
  • Linguagem informal;
  • Texto curto.

Objetivos
  • Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero estudado;
  • Analisar a estrutura do gênero;
  • Conhecer, ler, compreender e interpretar o texto;
  • Identificar destinatário, o assunto e o remetente;
  • Produzir texto individual;
  • Reescrever textos para comunicação;
  • Reescrever textos individuais em situação comunicativa, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
  • Identificar, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.

Nenhum comentário: