Lendas
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Mistura de fatos reais e históricos com o imaginário;
- Falam sobre a tradição de um povo;
- Fornecem explicações aos fatos que não são explicáveis pela ciência ou pela lógica;
- Possui uma temática.
Objetivos
- Socializar no grupo seu conhecimento sobre as lendas e contato com o gênero estudado;
- Apreciar e valorizar a cultura popular;
- Construir repertório inicial do gênero;
- Comparar várias lendas referentes a estrutura e as características deste gênero textual;
- Recontar a história;
- Inferir informações do texto;
- Identificar a temática do texto;
- Perceber e relatar sobre as emoções que as histórias transmitem;
- Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
- Utilizar de diferentes linguagens para representar a história;
- Produzir textos coletivamente de lendas lidas, atendo-se a coerência e coesão;
- Ampliar vocabulário;
- Reescrever textos coletivos e individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
- Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
- Dramatizar em grupo uma lenda escolhida.
Textos de Informação Científica
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Esta categoria inclui textos cujos conteúdos provém do campo das Ciências em geral.
- Incluem frases claras e levam em consideração o significado mais conhecido, mais difundido das palavras.
- O vocabulário é preciso;
- Geralmente estes textos não incluem vocábulos a que possam ser atribuídos uma multiplicidade de significados.
- Transmite e explica informações de caráter geral;
- Compreende e comunica características principais do tema;
- Necessita de referências científicas;
- Aborda um único assunto;
- Suporte: Revista Ciência Hoje, Livros Didáticos de Geografia, História, Ciências, Revista Recreio.
Objetivos
- Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero estudado;
- Construir repertório do gênero;
- Reconhecer a funcionalidade do texto científico;
- Construir previsões a partir do título e ilustração do texto;
- Identificar o assunto do texto;
- Retirar informações do texto a respeito do assunto pesquisado;
- Retirar ideias principais do texto;
- Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
- Produzir resumos coletivos a respeito do texto lido;
- Ampliar vocabulário;
- Produzir textos coletivos e individuais;
- Reescrever textos individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
- Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
Bilhete
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- A estrutura do bilhete é formada por: data, destinatário, mensagem, despedida e remetente;
- Linguagem informal;
- Texto curto.
Objetivos
- Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero estudado;
- Analisar a estrutura do gênero;
- Conhecer, ler, compreender e interpretar o texto;
- Identificar destinatário, o assunto e o remetente;
- Produzir texto individual;
- Reescrever textos para comunicação;
- Reescrever textos individuais em situação comunicativa, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
- Identificar, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário