Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 3º Ano


1º Trimestre

Tirinha

Aspectos relativos ao Gênero Discursivo
  • Foco narrativo (sequência);
  •  Suporte de origem;
  •  Imagem desenhada;
  •  Histórias contadas de quadro em quadro;
  •  Temas atuais e históricos;
  •  Ausência de parágrafos e travessões;
  • Pouca presença ou total ausência do narrador;
  • Diferentes sinais gráficos utilizados para representar movimentos, sentimentos, palavrões, as onomatopeias;
  • O tempo e o lugar costumam ser indicados na própria imagem;
  • Linguagem dos personagens costuma ser informal;
  • O formato da letra é maiúscula (caixa alta) ;
  • Pontuação.
Objetivos

  • Socializar no grupo seu contato e conhecimento sobre o gênero tirinha;
  • Pesquisar as diversas tirinhas, na internet, na Escola, outros.
  • Construir repertório;
  • Analisar as características que fazem parte do gênero;
  • Reconhecer o significado dos diferentes tipos de balões;
  • Identificar os diferentes sinais gráficos que aparecem no texto;
  • Ler, reconhecer, compreender e interpretar os textos;
  • Inferir informações implícitas e explícitas do texto;
  • Identificar o personagem principal;
  • Identificar o tema do texto;
  • Recontar a história, levando-se em consideração a sequência dos fatos;
  • Identificar as características dos personagens e o ambiente onde se passa a história;
  • Produzir textos coletivos e individuais;
  • Reescrever textos individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
  • Identificar, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.

Música

Aspectos relativos ao Gênero Discursivo

  • Conteúdo temático;
  • Versos e estrofes;
  • Figuras de linguagem;
  • Rimas, entonação, ritmo;
  • Enunciados curtos, de fácil reconhecimento e memorização;
  • Texto cantado, formado pela relação entre letra e música;
  • Reflexão ao mesmo tempo musical e poética de um fato da realidade;
  • Estilo musical determina vários elementos musicais como a melodia, a 
    forma e a instrumentação.

Objetivos
  • Socializar no grupo os gêneros musicais que aprecia e conhece;
  • Participar de diferentes atividades e brincadeiras com música;
  • Apreciar os diferentes gêneros musicais;
  • Identificar as marcas do gênero: rima, ritmo, repetições de palavras,
  • linguagem figurada, musicalidade;
  • Conhecer as características de uma música: versos, estrofes, ritmos, rima, repetição;
  • Conhecer as diferentes combinações de rimas;
  • Identificar as figuras de linguagem;
  • Perceber a importância do ritmo na música;
  • Ler, reconhecer, compreender, interpretar, ouvir e cantar;
  • Identificar o tema da música;
  • Inferir informações do texto;
  • Ampliar vocabulário;
  • Produzir textos coletivos e individuais;
  • Reescrever textos individuais com função social, levando em consideração as etapas de revisão do texto;
  • Identificar, reconhecer, compreender e empregar os sinais de pontuação recorrentes no gênero.
  • Selecionar durante o ano as músicas favoritas da turma;
  • Produzir lista de músicas escolhidas pelo grupo respeitando a ordem alfabética.

Nenhum comentário: