Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 2º Ano


2º Trimestre

Contos de Fadas

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

  • É um relato em prosa de fatos fictícios;
  • Nesse gênero as ações acontecem em um espaço delimitado em um tempo curto, tem um número reduzido de personagens, focaliza num conflito único, de desfecho revelador e impactante;
  • Um recurso de uso frequente nos contos é a introdução do diálogo das personagens, apresentado com os sinais gráficos correspondentes (os travessões para indicar a mudança de interlocutor);
  • A demarcação do tempo aparece, geralmente, no parágrafo inicial. Os contos tradicionais apresentam fórmulas características de introdução de temporalidade difusa: Era uma vez... Certa vez...
  • Os tempos verbais desempenham um papel importante na construção e na interpretação dos contos. O pretérito imperfeito e o perfeito predominam na narração, enquanto que o tempo presente aparece nas descrições e nos diálogos.
Objetivos
  • Socializar as histórias conhecidas pertencentes ao gênero contos de fadas;
  • Listar e caracterizar os personagens do contos de fadas com diferentes tipos de recurso de acordo com a história trabalhada;
  • Proceder a antecipações em relação ao conteúdo da leitura, apoiando-se nos indicadores do texto: desenho, título, portador e outros;
  • Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido;
  • Identificar algumas características dos contos de fadas;
  • Analisar textos bem escritos;
  • Conhecer e valorizar os recursos linguísticos usados pelo autor e considerar a importância da escrita correta para ser entendido pelos leitores;
  • Recontar outras versões conhecidas dos contos;
  • Inferir em uma afirmação explícita ou implícita do texto;
  • Usar e aprimorar o desenho ou outra linguagem como sistema de representação;
  • Participar de situações de exposição oral a partir dos textos lidos;
  • Produzir reescritas dos contos de fadas;
  • Preocupar-se com a situação comunicativa ao produzir o texto;
  • Eleger aquilo que julga mais importante de ser retomado quando assumir o papel de escritor;
  • Estabelecer uma distinção entre a linguagem oral e escrita;
  • Distinguir o gênero contos de fadas de outros gêneros textuais;
  • Preocupar-se com a integralidade do texto (coesão e coerência);
  • Compreender que a revisão do próprio texto faz parte do processo de produção textual e que essa revisão passa por várias etapas;
  • Garantir que as crianças se apropriem da sequenciação dos fatos;
  • Explorar oralmente os elementos da história.

Cartaz

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
  • Possui linguagem sintética, amplamente objetiva, contendo todas as informações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos. O cartaz é construído com o mínimo de recursos expressivos para chamar a atenção. Tanto a espacialização do texto sobre o papel como as imagens que, nos cartazes mais elaborados, complementam a mensagem linguística são de fundamental importância: a efetividade depende em grande parte das cores, da diagramação, da tipografia selecionada, do tamanho das letras que permita sua leitura à distância.
  • Faz uso das imagens e escrita para comunicar.

Objetivos
  • Socializar no grupo o que sabe sobre cartaz;
  • Pesquisar diferentes tipos de cartazes na comunidade, na internet, na escola, outros;
  • Conhecer o cartaz, sua estrutura e função comunicativa;
  • Preocupar-se com a situação comunicativa ao produzir o texto;
  • Perceber a importância de comunicar algo a alguém e para isso, é necessário que se faça uso da revisão textual;
  • Proceder a antecipação em relação ao conteúdo de leitura, apoiando-se nos indicadores do texto: desenho, título entre outros;
  • Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido;
  • Localizar informações explícitas no texto;
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão;
  • Inferir uma informação implícita no texto;
  • Produzir diferentes cartazes relacionados com situações do cotidiano escolar e social;
  • Produzir o gênero estudado para serem enviados a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua.

Receita

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

  • É um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas: ingredientes (lista) e modo de fazer (instrução), que podem ou não vir indicadas por títulos.
Objetivos
  • Socializar no grupo seu conhecimento sobre o gênero;
  • Pesquisar com a família, na internet e em outras fontes diferentes receitas;
  • Conhecer a estrutura de uma receita culinária e sua função;
  • Experenciar diferentes receitas;
  • Identificar os elementos que compõem a receita;
  • Levantar  e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido;
  • Localizar informações explícitas no texto;
  • Preocupar-se com a situação comunicativa ao produzir o texto receita;
  • Escrever receitas, digitar, produzir um livro para ser enviado a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua;
  • Compreender que a revisão do próprio texto faz parte do processo de produção textual.

Nenhum comentário: