Lista
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Listar significa relacionar nomes de pessoas ou coisas para organização de uma ação, por exemplo: lista de convidados para uma festa, lista de compras, lista dos compromissos do dia;
- A lista é um texto privilegiado para o trabalho com os alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente, pois tem uma estrutura simples;
- É necessário qui o professor proponha a escrita de uma lista que tenha função de uso social;
- Existem listas onde a ordem alfabética se faz necessária, como por exemplo a lista do diário de classe.
Objetivos
- Socializar no grupo as listas já conhecidas e estudadas;
- Utilizar a lista em diversas situações de aprendizagens: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
- Escrever lista utilizando um mesmo campo semântico e os conhecimentos de que dispõe;
- Utilizar a lista como fonte de pesquisa para a escrita de outras palavras;
- Diferenciar letras, desenhos e números;
- Reconhecer palavras de uso frequente;
- Utilizar a leitura com diferentes propósitos;
- Desenvolver comportamento leitor e escritor, ler antes de saber ler e escrever sem saber convencionalmente.
Poema
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Poema é um texto marcado por recursos sonoros e rítmicos. Geralmente o poema permite outras leituras, além da linear, pois sua organização sugere ao leitor a associação de palavras ou expressões posicionadas estrategicamente no texto.
- Poesia: está presente no poema, assim como em outras obras de arte, que, como o poema, convidam o leitor / espectador/ ouvinte a retornar à obra mais de uma vez, desvendando as pistas que ela apresenta para a interpretação de seus sentidos.
Objetivos
- Resgatar e valorizar a cultura da comunidade;
- Socializar no grupo os poemas já conhecidos, ampliando os repertório trazido pela professora ou através de pesquisas;
- Reconhecer os poemas e suas diversas formas;
- Conhecer e sistematizar informações sobre as características de um poema: verso, estrofes, ritmo, rimas, repetições;
- Conhecer alguns poemas e poetas locais;
- Memorizar, ler e recitar poemas em diferentes atividades;
- Descobrir a importância de ouvir e recitar poemas;
- Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
- Perceber no texto o sentido recorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou/e expressões;
- Reconhecer no gênero sua função e usá-las em diferentes contextos identificando-os com as brincadeiras no recreio ou em casa;
- Elaborar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já conhece;
- Registrar poemas favoritos através de digitação, escrita convencional, outras formas.
Cantigas de Roda
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- As cantigas de roda são antigas manifestações da cultura popular, universalmente conhecidas e mantidas vivas através da tradição oral. São um conjunto de palavras com arrumação rítmica em forma de versos, que podem rimar ou não. Com bastante frequência se encontram associadas a movimentos corporais em brincadeiras infantis. São textos que servem para brincar e divertir.
Objetivos
- Socializar no grupo as cantigas já conhecidas, ampliando o repertório trazido pela professora ou através de pequisa;
- Ler e memorizar algumas cantigas e brincar nos diferentes momentos;
- Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
- Realizar atividades de leitura e escrita do gênero em diferentes situações de aprendizagem;
- Resgatar e valorizar a cultura da comunidade;
- Perceber no texto o sentido recorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou/e expressões;
- Reconhecer no gênero a sua função identificando-o nas brincadeiras durante o recreio e em outros contextos;
- Familiarizar-se com as letras, palavras e outras marcas que compõem o texto escrito das cantigas de roda;
- Elaborar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já conhece;
- Compreender a função comunicativa do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário