Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2017

Língua Portuguesa - 2º Ano

1º Trimestre

Lista

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo


  • Listar significa relacionar nomes de pessoas ou coisas para organização de uma ação, por exemplo: lista de convidados para uma festa, lista de compras, lista dos compromissos do dia;
  • A lista é um texto privilegiado para o trabalho com os alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente, pois tem uma estrutura simples;
  • É necessário qui o professor proponha a escrita de uma lista que tenha função de uso social;
  • Existem listas onde a ordem alfabética se faz necessária, como por exemplo a lista do diário de classe.
Objetivos

  • Socializar no grupo as listas já conhecidas e estudadas;
  • Utilizar a lista em diversas situações de aprendizagens: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
  • Escrever lista utilizando um mesmo campo semântico e os conhecimentos de que dispõe;
  • Utilizar a lista como fonte de pesquisa para a escrita de outras palavras;
  • Diferenciar letras, desenhos e números;
  • Reconhecer palavras de uso frequente;
  • Utilizar a leitura com diferentes propósitos;
  • Desenvolver comportamento leitor e escritor, ler antes de saber ler e escrever sem saber convencionalmente.

Poema 

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo


  • Poema é um texto marcado por recursos sonoros e rítmicos. Geralmente o poema permite outras leituras, além da linear, pois sua organização sugere ao leitor a associação de palavras ou expressões posicionadas estrategicamente no texto.
  • Poesia: está presente no poema, assim como em outras obras de arte, que, como o poema, convidam o leitor / espectador/ ouvinte a retornar à obra mais de uma vez, desvendando as pistas que ela apresenta para a interpretação de seus sentidos.
Objetivos


  • Resgatar e valorizar a cultura da comunidade;
  • Socializar no grupo os poemas já conhecidos, ampliando os repertório trazido pela professora ou através de pesquisas;
  • Reconhecer os poemas e suas diversas formas;
  • Conhecer e sistematizar informações sobre as características de um poema: verso, estrofes, ritmo, rimas, repetições;
  • Conhecer alguns poemas e poetas locais;
  • Memorizar, ler e recitar poemas em diferentes atividades;
  • Descobrir a importância de ouvir e recitar poemas;
  • Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
  • Perceber no texto o sentido recorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou/e expressões;
  • Reconhecer no gênero sua função e usá-las em diferentes contextos identificando-os com as brincadeiras no recreio ou em casa;
  • Elaborar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já conhece;
  • Registrar poemas favoritos através de digitação, escrita convencional, outras formas.

Cantigas de Roda

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

  • As cantigas de roda são antigas manifestações da cultura popular, universalmente conhecidas e mantidas vivas através da tradição oral. São um conjunto de palavras com arrumação rítmica em forma de versos, que podem rimar ou não. Com bastante frequência se encontram associadas a movimentos corporais em brincadeiras infantis. São textos que servem para brincar e divertir.
Objetivos

  • Socializar no grupo as cantigas já conhecidas, ampliando o repertório trazido pela professora ou através de pequisa;
  • Ler e memorizar algumas cantigas e brincar nos diferentes momentos;
  • Utilizar o gênero em diversas situações de aprendizagem: leitura, escrita e reflexão sobre a escrita;
  • Realizar atividades de leitura e escrita do gênero em diferentes situações de aprendizagem;
  • Resgatar e valorizar a cultura da comunidade;
  • Perceber no texto o sentido recorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou/e expressões;
  • Reconhecer no gênero a sua função identificando-o nas brincadeiras durante o recreio e em outros contextos;
  • Familiarizar-se com as letras, palavras e outras marcas que compõem o texto escrito das cantigas de roda;
  • Elaborar hipóteses sobre o que está escrito a partir do que já conhece;
  • Compreender a função comunicativa do texto.

Nenhum comentário: