Classificados
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Por se tratar de um texto conciso, sua estrutura perfaz-se dos seguintes itens:
- Título deverá ser chamativo claro e objetivo;
- Corpo do anúncio: a prioridade desta parte é retratar as características do produto anunciado;
- Meio de contato: é o canal estabelecido entre os interlocutores sendo que o anunciante poderá ou não se identificar.
- Linguagem com caráter persuasivo.
Objetivos
- Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero estudado;
- Identificar a finalidade de textos do gênero classificados;
- Reconhecer palavras abreviadas de forma convencional ou não convencional;
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto do classificado;
- Inferir uma informação implícita em um texto, tendo em vista a seção do caderno em que o anúncio do classificado se encontra;
- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
- Construir uma conexão entre uma informação expressa no texto e aquelas já conhecidas;
- Produzir anúncios classificados, empregando as características convencionais desse gênero textual;
- Re-textualizar propagandas ou anúncios publicitários segundo a formação e as características linguísticas do classificado;
- Formatar textos classificados, de modo a inseri-los em o específico.
História em Quadrinhos
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Este tipo de texto busca a participação ativa do leitor por via emocional, anedótica, concreta, etc.
- Existem diversos tipos de histórias; uma delas é a clássica história dos quadrinhos cômicos dos jornais, que se caracteriza por sua intencionalidade apelativa e por seu conteúdo humorístico.
- Estes textos recorrem a combinações pouco frequentes de significados. Empregam símbolos para expressar sentimentos (um coração para o amor), efeitos de ações (estrelas ante um soco), emoções violentas (raios, cobras e caveiras para o insulto), etc.
Objetivos
- Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero estudado;
- Apreciar textos em quadrinhos;
- Observar e comentar características dos personagens;
- Fazer releitura de todos os personagens em especial e/ou a escolha a partir da observação da imagem;
- Criar histórias em quadrinhos;
- Diferenciar tipos de linguagem;
- Observar e criar diferentes tipos de balões, letreiros, novos personagens e onomatopeias.
Fábula
Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
- Texto narrativo curto;
- Transmite uma lição de moral;
- Animais são os personagens protagonistas;
- Os personagens apresentam características tipicamente humanas.
Objetivos
- Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero;
- Construir repertório do gênero;
- Inferir informações no texto;
- Identificar a sequência da narrativa ( situação inicial, obstáculo,
- tentativa de solução e o final da história;
- Dramatizar a fábula lida;
- Recontar a história;
- Identificar a moral da fábula;
- Identificar os personagens e suas respectivas características;
- Ler, conhecer, compreender e interpretar os textos;
- Produzir textos coletivos e individuais;
- Reescrever textos para comunicação, levando-se em consideração as etapas de revisão do texto;
- Ampliar repertório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário