terça-feira, 23 de maio de 2017

Língua Portguesa - 3º Ano

3º Trimestre

Classificados

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo

  • Por se tratar de um texto conciso, sua estrutura perfaz-se dos seguintes itens:
  • Título deverá ser chamativo claro e objetivo;
  • Corpo do anúncio: a prioridade desta parte é retratar as características do produto anunciado;
  • Meio de contato: é o canal estabelecido entre os interlocutores sendo que o anunciante poderá ou não se identificar.
  • Linguagem com caráter persuasivo.
Objetivos


  • Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero estudado;
  • Identificar a finalidade de textos do gênero classificados;
  • Reconhecer palavras abreviadas de forma convencional ou não convencional;
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto do classificado;
  • Inferir uma informação implícita em um texto, tendo em vista a seção do caderno em que o anúncio do classificado se encontra;
  • Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto;
  • Construir uma conexão entre uma informação expressa no texto e aquelas já conhecidas;
  • Produzir anúncios classificados, empregando as características convencionais desse gênero textual;
  • Re-textualizar propagandas ou anúncios publicitários segundo a formação e as características linguísticas do classificado;
  • Formatar textos classificados, de modo a inseri-los em o específico.

História em Quadrinhos

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
  • Este tipo de texto busca a participação ativa do leitor por via emocional, anedótica, concreta, etc.
  • Existem diversos tipos de histórias; uma delas é a clássica história dos quadrinhos cômicos dos jornais, que se caracteriza por sua intencionalidade apelativa e por seu conteúdo humorístico.
  • Estes textos recorrem a combinações pouco frequentes de significados. Empregam símbolos para expressar sentimentos (um coração para o amor), efeitos de ações (estrelas ante um soco), emoções violentas (raios, cobras e caveiras para o insulto), etc.
Objetivos

  • Socializar no grupo seu conhecimento e contato com o gênero estudado;
  • Apreciar textos em quadrinhos;
  • Observar e comentar características dos personagens;
  • Fazer releitura de todos os personagens em especial e/ou a escolha a partir da observação da imagem;
  • Criar histórias em quadrinhos;
  • Diferenciar tipos de linguagem;
  • Observar e criar diferentes tipos de balões, letreiros, novos personagens e onomatopeias.


Fábula

Aspectos relacionados ao Gênero Discursivo
  • Texto narrativo curto;
  • Transmite uma lição de moral;
  • Animais são os personagens protagonistas;
  • Os personagens apresentam características tipicamente humanas.

Objetivos
  • Verificar os conhecimentos prévios a respeito do gênero;
  • Construir repertório do gênero;
  • Inferir informações no texto;
  • Identificar a sequência da narrativa ( situação inicial, obstáculo,
  • tentativa de solução e o final da história;
  • Dramatizar a fábula lida;
  • Recontar a história;
  • Identificar a moral da fábula;
  • Identificar os personagens e suas respectivas características;
  • Ler, conhecer, compreender e interpretar os textos;
  • Produzir textos coletivos e individuais;
  • Reescrever textos para comunicação, levando-se em consideração as etapas de revisão do texto;
  • Ampliar repertório.

Nenhum comentário: