Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de abril de 2014

Brincando e Imaginando - João Vitor R. Lopes e Monique Cristine Rieck


      A nossa infância sempre foi rodeada por brincadeiras, construída de brinquedos e fortalecida pela imaginação. Nas brincadeiras de guerrinhas nunca morríamos e sempre vencíamos, sempre éramos os heróis e nunca os vilões.
     Nos parquinhos das praças, íamos às balanças em busca da sensação de como seria voar, mesmo estando longe das nuvens e muito próximos do chão. O gira-gira se transformava em uma máquina de alegria, que fazia muitas gargalhadas soltas ao vento, enquanto a gangorra virava um cavalo imaginário, donde as risadas pareciam ir cavalgando junto. As tardes eram quase infinitas e a diversão parecia que nunca acabava, mas na hora de ir embora, dava um aperto no coração que nos fazia chorar. Quando nos reuníamos na rua com os amigos, as brincadeiras de sempre pareciam que cada vez nos animavam ainda mais. No pega-pega, dificilmente a gente se cansava, o esconde-esconde nos convidava a procurar e nunca desistíamos até que os outros encontrássemos, e no cobra-cega, mesmo com a vista vendada era possível alguém pegar, pois eram os olhos da imaginação fazendo com que enxergássemos.

domingo, 27 de abril de 2014

quinta-feira, 24 de abril de 2014

MINHAS TÃO ABENÇOADAS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA - Amabile Bosco Rech e Elisabeth Rodrigues

Brincadeira de criança, como é bom! É como um dia de calor, ver as formiguinhas em procissão.
Em setembro, o clima começa a ficar mais ameno e a vontade  de brincar no quintal aumenta.
Fazer bolhas de sabão, arco-íris que tomam diferente rumos.
Olhava para o céu azul, levantava minha mãozinha, queria tocá-lo.  Olhava a bolha que brilhava, que molhava a mão e se espalhava.
Nas argolas me apresentava como um ginasta em movimento de asas de anjos, como se meu corpinho me impulsionasse para longe da terra.
Brincar de bicicleta também era muito bom, em minhas montarias, sentia em cada pedalada a fantasia, a energia de meu corpo passando pelas rodas, sentia o vento no rosto e mergulhava de alegria nas curvas aceleradas de meu coração.
Tenho saudades de muitas coisas do meu tempo de menininha: ninar boneca sem receio, brincar de pique, de corda e peteca.
Guardo na memória, a esperança de reencontrar os quintais em que brinquei, de subir na goiabeira e nelas fazer um balanço.
Caminhar descalça sem me importar com nada.
Vigiar o jardim da mamãe, espiar as rosas, desejosas de roubá-las para dar às professoras.
Nossas brincadeiras de infância, como podem imaginar eram um mundo de encanto e magia.
Nessas brincadeiras que podiam ser simples tinham sempre muitas gargalhadas.
Hoje penso: Meus brinquedos cresceram, abandonaram minha casa.
Aquele pequeno anel que tu me deste, ai de mim, era vidro e logo se quebrou...
Assim também minha infância, sem avisar, foi pouca e logo se acabou!


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Misto Frito

Ingredientes


Pão fatiado
Queijo muzzarela
Presunto
Requeijão
Farinha de trigo
1 ovo
Leite
Farinha de rosca
Óleo para fritar

Só de brincadeira – Solon Ventura Neto



Tardes ensolaradas, mais de 30 graus; eu e meus amigos brincando de esconde-esconde. Pareciam eternas aquelas brincadeiras que davam calo no pé. Hoje parecem tão distante. Antigamente não existia computadores pra tirar a alegria da gente feito bomba atômica, só esconde-esconde mesmo.

A tarde era a alegria para quem contava e o escurecer a alegria de quem se escondia. Um ar de vingança surgia quando se achava a pessoa que antes mesmo tinha achado você. 

Pensamentos vivos tentando achar uma maneira de se bater sem ser visto, sem fazer barulho.

Sugestão de Leitura

Lucas Edinelson, aluno do 8º 3 elaborou um mapa mental para facilitar a leitura do livro O passado mãos de Sandra, de Rosana Rios. Acesse o link abaixo e confira.


Sugestão de Leitura


A obra lida pela aluna Amábile do 8º ano 2 foi "Poesia para gostar de ler poesia". Como não encontrei a imagem do livro, trago outra, em alusão às tantas ideias que na obra circulam.
Confiram no link abaixo como a aluna organizou sua leitura dessa obra.

Sugestão de Leitura

Matheus Bandoch, aluno do 8º 3 leu Os Miseráveis e elaborou o mapa mental no link abaixo, confira.

Os Miseráveis

Sugestão de Leitura

Guerra dentro da gente, de Paulo Leminski foi o livro lido pelo aluno Vinicius Peres do 8º 3, confira o esquema de leitura sugerido por ele no link abaixo.

Sugestão de Leitura

O aluno Valentin Junior do 8º 2 elaborou um esquema de leitura por meio do mapa mental no link abaixo, confira o resultado.

Sete faces da família - Márcia Kupstas

Sugestão de Leitura

A aluna Monique Cristine, 8º 2  apresenta o livro em forma de mapa mental no link abaixo, confira

Mapa Mental - Asas Brancas


sábado, 19 de abril de 2014

Eu e os Livros - Arthur Henrique Hort

Livro, é coisa maravilhosa, que me ensina a viver. Coisa magnífica que me ensina cada vez mais a cada dia.
É minha companhia quando estou na solidão, é meu dicionário quando estou sem palavras. O livro me acompanha aonde quer que eu vá, seja no shopping, no quarto, no banheiro, na cama, na praia; em todos os lugares... O livro é a melhor companhia que se pode ter.
Eu amo livro, desde mistérios até gibis; ah os gibis! Além de serem divertidos e engraçados são ainda a melhor coisa do mundo, um livro!
Gosto  tanto de livros que tenho mais de 100, talvez até mais de 200; estantes cheinhas de livros que vão de literatura até mistérios.
Olhem só que junção perfeita, mistérios e livros, não há coisa melhor! Pra mim tanto faz o livro, gosto tanto de Diário de um Banana como de Capitão Cueca, além de outros desses gêneros, mas também adoro mistérios e livros de aventura.