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sexta-feira, 26 de julho de 2013

PROVA BRASIL - TÓPICO III – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

Este tópico requer que o aluno assuma uma atitude crítica e reflexiva ao
reconhecer as diferentes idéias apresentadas sobre o mesmo tema em um único texto ou
em textos diferentes. O tema se traduz em proposições que se cruzam no interior dos
textos lidos ou naquelas encontradas em textos diferentes, mas que apresentam a mesma
ideia, assim, o aluno pode ter maior compreensão das intenções de quem escreve, sendo
capaz de identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou tema.

As atividades que envolvem a relação entre textos são essenciais para que o
aluno construa a habilidade de analisar o modo de tratamento do tema dado pelo autor e
as condições de produção, recepção e circulação dos textos.
Essas atividades podem envolver a comparação de textos de diversos gêneros,
como os produzidos pelos alunos, os textos extraídos da Internet, de jornais, revistas,
livros e textos publicitários, entre outros.

D20 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de
textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles
foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.



Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer
as diferenças entre textos que tratam do mesmo assunto, em função do leitor-alvo, da
ideologia, da época em que foi produzido e das suas intenções comunicativas. Por
exemplo, historinhas infantis satirizadas em histórias em quadrinhos, ou poesias clássicas
utilizadas como recurso para análises críticas de problemas do cotidiano.
Essa habilidade é avaliada por meio da leitura de dois ou mais textos, de mesmo
gênero ou de gêneros diferentes, tendo em comum o mesmo tema, para os quais é
solicitado o reconhecimento das formas distintas de abordagem.

Exemplo de item do descritor D20:

Texto I

Sem-proteção
Jovens enfrentam mal a acne, mostra pesquisa

Transtorno presente na vida da grande maioria dos adolescentes e jovens, a acne
ainda gera muita confusão entre eles, principalmente no que diz respeito ao melhor modo
de se livrar dela. E o que mostra uma pesquisa realizada pelo projeto Companheiros
Unidos contra a Acne (Cucas), uma parceria do laboratório Roche e da Sociedade
Brasileira de Dermatologia (SBD): Foram entrevistados 9273 estudantes, entre 11 e 19
anos, em colégios particulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco,
Paraíba, Pará, Paraná, Alagoas, Ceará e Sergipe, dentre os quais 7623 (82%) disseram
ter espinhas. O levantamento evidenciou que 64% desses entrevistados nunca foram ao
médico em busca de tratamento para espinhas. "Apesar de não ser uma doença grave, a
acne compromete a aparência e pode gerar muitas dificuldades ligadas à auto-estima e à
sociabilidade", diz o dermatologista Samuel Henrique Mandelbaum, presidente da SBD
de São Paulo. Outros 43% dos entrevistados disseram ter comprado produtos para a
acne sem consultar o dermatologista - as pomadas, automedicação mais freqüente, além
de não resolverem o problema, podem agravá-lo, já que possuem componentes oleosos
que entopem os poros. (...)
Fernanda Colavitti

Texto II

Perda de Tempo

Os métodos mais usados por adolescentes e jovens brasileiros não resolvem os
problemas mais sérios de acne.
23% lavam o rosto várias vezes ao dia
21% usam pomadas e cremes convencionais
5% fazem limpeza de pele
3% usam hidratante
2% evitam simplesmente tocar no local
2% usam sabonete neutro

(COLAVITTI, Fernanda – Revista Veja Outubro / 2001 – p. 138.)

Comparando os dois textos, percebe-se que eles são
(A) semelhantes.
(B) divergentes.
(C) contrários.

(D) complementares.


D21 – Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao
mesmo fato ou ao mesmo tema.

A habilidade que pode ser avaliada por este descritor refere-se ao
reconhecimento pelo aluno de opiniões diferentes sobre um mesmo fato ou tema. A
construção desse conhecimento é um dos principais balizadores de um dos objetivos do
ensino da língua portuguesa (Brasil, 1998 p. 33), qual seja o de capacitar o aluno a
analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a
capacidade de avaliação dos textos: contrapondo sua interpretação da realidade a
diferentes opiniões; inferindo as possíveis intenções do autor marcadas no texto;
identificando referências intertextuais presentes no texto; percebendo os processos de
convencimento utilizados para atuar sobre o interlocutor/leitor; identificando e repensando
juízos de valor tanto sócio-ideológicos (preconceituosos ou não) quanto histórico-culturais
(inclusive estéticos) associados à linguagem e à língua; e reafirmando sua identidade
pessoal e social. O desenvolvimento dessa habilidade ajuda o aluno a perceber-se como
um ser autônomo, dotado da capacidade de se posicionar e transformar a realidade.
É importante observar que, no descritor 14, é requerido do aluno que ele
diferencie fato de uma opinião relativa a esse fato. Aqui, solicita-se ao aluno que ele
observe que há diferentes opiniões sobre um mesmo fato, ou tema.
Essa habilidade é avaliada por meio do reconhecimento de opiniões
diferenciadas sobre um tema, acontecimento ou pessoa, em um mesmo texto ou em
textos diferentes.

Exemplo de item do descritor D21:
Texto 1

Mapa Da Devastação

A organização não-governamental SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais terminaram mais uma etapa do mapeamento da Mata Atlântica
(www.sosmataatlantica.org.br). O estudo iniciado em 1990 usa imagens de satélite para
apontar o que restou da floresta que já ocupou 1,3 milhão de km2, ou 15% do território
brasileiro. O atlas mostra que o Rio de Janeiro continua o campeão da motosserra. Nos
últimos 15 anos, sua média anual de desmatamento mais do que dobrou.
Revista Isto É – nº 1648 – 02-05-2001 São Paulo – Ed. Três

Texto 2

Há qualquer coisa no ar do Rio, além de favelas
Nem só as favelas brotam nos morros cariocas. As encostas cada vez mais povoadas no
Rio de Janeiro disfarçam o avanço do reflorestamento na crista das serras, que espalha
cerca de 2 milhões de mudas nativas da Mata Atlântica em espaço equivalente a 1.800
gramados do Maracanã. O replantio começou há 13 anos, para conter vertentes
ameaçadas de desmoronamento. Fez mais do que isso. Mudou a paisagem. Vista do alto,
ângulo que não faz parte do cotidiano de seus habitantes, a cidade aninha-se agora em
colinas coroadas por labirintos verdes, formando desenhos em curva de nível, como
cafezais.

Revista Época – nº 83. 20-12-1999. Rio de Janeiro – Ed. Globo. p. 9.

Uma declaração do segundo texto que CONTRADIZ o primeiro é
(A) a mata atlântica está sendo recuperada no Rio de Janeiro.
(B) as encostas cariocas estão cada vez mais povoadas.
(C) as favelas continuam surgindo nos morros cariocas.
(D) o replantio segura encostas ameaçadas de desabamento.

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