Numeral é a palavra que indica quantidade, posição que um
elemento ocupa numa determinada série, múltiplo ou fração. Pode ser
classificado em:
Cardinal: indica quantidade determinada.
Exemplos: um, dois, três, quatro, cinco, seis, etc.
Exemplos: um, dois, três, quatro, cinco, seis, etc.
Ordinal: indica a ordem ou a posição de um elemento em uma
determinada série.
Exemplos: primeiro, segundo, terceiro, quarto, etc.
Exemplos: primeiro, segundo, terceiro, quarto, etc.
Multiplicativo: indica multiplicação.
Exemplos: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.
Exemplos: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.
Fracionário: indica divisão, fração.
Exemplos: meio, terço, quarto, etc.
Exemplos: meio, terço, quarto, etc.
Numerais coletivos: indicam o número exato de seres ou
objetos de um conjunto.
Exemplos: dúzia, cento, milheiro, dezena, centena, década.
O numeral pode desempenhar a função de um substantivo ou de um adjetivo. Veja:
Um é pouco, dois é bom, três é demais. (Os numerais, nesse caso, exercem a função de sujeito.)
Cinquenta pessoas foram convidadas para a inauguração da loja. (O numeral exerce a função de adjunto adnominal, acompanha o substantivo "pessoas", núcleo do sujeito.)
Emprego dos numerais
Exemplos: dúzia, cento, milheiro, dezena, centena, década.
O numeral pode desempenhar a função de um substantivo ou de um adjetivo. Veja:
Um é pouco, dois é bom, três é demais. (Os numerais, nesse caso, exercem a função de sujeito.)
Cinquenta pessoas foram convidadas para a inauguração da loja. (O numeral exerce a função de adjunto adnominal, acompanha o substantivo "pessoas", núcleo do sujeito.)
Emprego dos numerais
Na indicação de papas, reis, imperadores, séculos e partes
de uma obra, quando o numeral vem depois do substantivo, utilizam-se os
ordinais até décimo e a partir daí os cardinais. Veja:
D. Pedro II (segundo)
Henrique VII (oitavo)
João XXIII (vinte e três)
Luís XV (quinze)
Capítulo II (segundo)
Século XX (vinte)
D. Pedro II (segundo)
Henrique VII (oitavo)
João XXIII (vinte e três)
Luís XV (quinze)
Capítulo II (segundo)
Século XX (vinte)
Para designar leis, decretos e portarias, utiliza-se o
ordinal até nono e o cardinal de dez em diante:
Artigo 1º (primeiro)
Artigo 8º (oitavo)
Artigo 10 (dez)
Artigo 20 (vinte)
Artigo 1º (primeiro)
Artigo 8º (oitavo)
Artigo 10 (dez)
Artigo 20 (vinte)
Se o numeral anteceder o substantivo, será obrigatório o uso
do ordinal:
O vigésimo primeiro século, o décimo oitavo capítulo, etc.
O vigésimo primeiro século, o décimo oitavo capítulo, etc.
Na indicação do primeiro dia do mês, utiliza-se ordinal:
Primeiro de maio, primeiro de junho, etc.
Primeiro de maio, primeiro de junho, etc.
Um é numeral cardinal quando realmente indica
quantidade exata. Nesse caso, seu plural é dois. Mas um é artigo
indefinido quando indica um ser indeterminado. Nesse caso, seu plural
é uns.
Flexão de gênero e número
Flexão de gênero e número
Os numerais cardinais que variam em gênero
são um, dois e as centenas a partir de duzentos:
Um menino e uma menina receberão os prêmios do concurso de redação.
Um menino e uma menina receberão os prêmios do concurso de redação.
Cardinais como milhão, bilhão (ou bilião), etc. variam em
número: milhões, bilhões (ou biliões), etc. Os demais cardinais são
invariáveis.
Os numerais ordinais variam em gênero e número: primeiro,
primeira, primeiros, primeiras.
Os numerais multiplicativos variam em gênero e número quando
acompanham substantivos:
A moça pediu um suco duplo.
A moça pediu duas vitaminas duplas.
A moça pediu duas vitaminas duplas.
Os numerais multiplicativos não variam quando desempenham
função substantiva:
Os atletas fizeram o dobro do esforço nesse campeonato.
Os atletas fizeram o dobro do esforço nesse campeonato.
Os numerais fracionários flexionam-se em gênero e número:
Um terço, dois terços, duas terças partes.
Um terço, dois terços, duas terças partes.
Ambos/ambas são considerados numerais é são muito empregados
para retomar elementos citados anteriormente:
Carlos e Lucas, alunos da escola Antonio Luís, foram classificados para a final
do campeonato de xadrez. Ambos foram parabenizados pelos colegas.
Na linguagem coloquial, é comum a indicação de grau nos
numerais. Veja:
Paguei duzentinho por esse tênis.
Esta revista é de primeiríssima qualidade!
O meu time foi para a segundona novamente.
Paguei duzentinho por esse tênis.
Esta revista é de primeiríssima qualidade!
O meu time foi para a segundona novamente.
Lista de numerais cardinais e ordinais
Algarismos Arábicos
|
Algarismos Romanos
|
Numerais Cardinais
|
Numerais Ordinais
|
1
|
I
|
um
|
primeiro
|
2
|
II
|
dois
|
segundo
|
3
|
III
|
três
|
terceiro
|
4
|
IV
|
quatro
|
quarto
|
5
|
V
|
cinco
|
quinto
|
6
|
VI
|
seis
|
sexto
|
7
|
VII
|
sete
|
sétimo
|
8
|
VIII
|
oito
|
oitavo
|
9
|
IX
|
nove
|
nono
|
10
|
X
|
dez
|
décimo
|
11
|
XI
|
onze
|
décimo primeiro
|
12
|
XII
|
doze
|
décimo segundo
|
13
|
XIII
|
treze
|
décimo terceiro
|
14
|
XIV
|
quatorze
|
décimo quarto
|
15
|
XV
|
quinze
|
décimo quinto
|
16
|
XVI
|
dezesseis
|
décimo sexto
|
17
|
XVII
|
dezessete
|
décimo sétimo
|
18
|
XVIII
|
dezoito
|
décimo oitavo
|
19
|
XIX
|
dezenove
|
décimo nono
|
20
|
XX
|
vinte
|
vigésimo
|
30
|
XXX
|
trinta
|
trigésimo
|
40
|
XL
|
quarenta
|
quadragésimo
|
50
|
L
|
cinquenta
|
quinquagésimo
|
60
|
LX
|
sessenta
|
sexagésimo
|
70
|
LXX
|
setenta
|
septuagésimo
|
80
|
LXXX
|
oitenta
|
octogésimo
|
90
|
XC
|
noventa
|
nonagésimo
|
100
|
C
|
cem
|
centésimo
|
200
|
CC
|
duzentos
|
ducentésimo
|
300
|
CCC
|
trezentos
|
trecentésimo
|
400
|
CD
|
quatrocentos
|
quadringentésimo
|
500
|
D
|
quinhentos
|
quingentésimo
|
600
|
DC
|
seiscentos
|
seiscentésimo, sexcentésimo
|
700
|
DCC
|
setecentos
|
septingentésimo, setingentésimo
|
800
|
DCCC
|
oitocentos
|
octingentésimo
|
900
|
CM
|
novecentos
|
nongentésimo, noningentésimo
|
1000
|
M
|
mil
|
milésimo
|
Observação: O zero é um numeral cardinal.
Lista de numerais multiplicativos e fracionários
Multiplicativos
|
Fracionários
|
dobro, duplo, dúplice
|
meio, metade
|
triplo, tríplice
|
terço
|
Quádruplo
|
quarto
|
Quíntuplo
|
quinto
|
Sêxtuplo
|
sexto
|
séptuplo, sétuplo
|
sétimo
|
Óctuplo
|
oitavo
|
Nônuplo
|
nono
|
Décuplo
|
décimo
|
Undécuplo
|
undécimo, onze avos
|
Duodécuplo
|
duodécimo, doze avos
|
Cêntuplo
|
centésimo
|
Indique a grafia e leitura corretas do seguinte numeral
cardinal: 3.726.
a) Três mil, setecentos e vinte e seis.
b) Três mil, e setecentos e vinte e seis.
c) Três mil e setecentos e vinte e seis.
d) Três mil, setecentos, vinte, seis.
2)Em todas as frases abaixo,os numerais foram corretamente empregados,exceto em:
a)O artigo vinte e cinco deste código foi revogado.
b)Seu depoimento foi transcrito na página duzentos e vinte e dois.
c)Ainda o capítulo sétimo desta obra.
d)Este terremoto ocorreu no século dez antes de Cristo.
3)Em todas as frases abaixo,a palavra grifada é um numeral,exceto em:
a)Ele só leu um livro este semestre.
b)Não é preciso mais que uma pessoa para fazer este serviço.
c)Ontem à tarde,um rapaz procurou por você?
d)Você quer uma ou mais caixas deste produto?
4) (Ufam) Assinale o item em que não é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:
a) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.
b) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
c) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).
d) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.
e) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.
Discursivas:
6) Escreva por extenso os numerais referentes às orações em evidência.
a – Rei Henrique VII.
b – Praça dos 3 Poderes.
c – capítulo X do livro de Machado de Assis.
d – Sapato à moda Luís XV.
e – Avenida João XXIII.
7) Analise as duas orações que seguem e atenda ao propósito de responder ao seguinte questionamento:
O prêmio foi entregue a um garoto.
Na biblioteca havia apenas um garoto estudando.
a) Quanto à classe morfológica, os termos em destaque possuem a mesma classificação? Justifique.
8) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. ________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. ________________________________________
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola. ______________________________
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa. _________________
e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita. ____________________________________
f) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ____________________
g) Vamos apresentar agora a décima candidata. ________________________________
9) Analise o contexto da frase em que a palavra em destaque foi empregada e responda se é artigo indefinido ou numeral. a) Acabou comprando só um quilo de carne, tão assustado ficou com o preço.
b) Comprou um produto qualquer da cesta básica para doar à campanha.
c) O departamento de vendas precisa de um funcionário bem desinibido.
d) O departamento de vendas precisa apenas de um funcionário.
a) Três mil, setecentos e vinte e seis.
b) Três mil, e setecentos e vinte e seis.
c) Três mil e setecentos e vinte e seis.
d) Três mil, setecentos, vinte, seis.
2)Em todas as frases abaixo,os numerais foram corretamente empregados,exceto em:
a)O artigo vinte e cinco deste código foi revogado.
b)Seu depoimento foi transcrito na página duzentos e vinte e dois.
c)Ainda o capítulo sétimo desta obra.
d)Este terremoto ocorreu no século dez antes de Cristo.
3)Em todas as frases abaixo,a palavra grifada é um numeral,exceto em:
a)Ele só leu um livro este semestre.
b)Não é preciso mais que uma pessoa para fazer este serviço.
c)Ontem à tarde,um rapaz procurou por você?
d)Você quer uma ou mais caixas deste produto?
4) (Ufam) Assinale o item em que não é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:
a) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.
b) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
c) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).
d) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.
e) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.
Discursivas:
6) Escreva por extenso os numerais referentes às orações em evidência.
a – Rei Henrique VII.
b – Praça dos 3 Poderes.
c – capítulo X do livro de Machado de Assis.
d – Sapato à moda Luís XV.
e – Avenida João XXIII.
7) Analise as duas orações que seguem e atenda ao propósito de responder ao seguinte questionamento:
O prêmio foi entregue a um garoto.
Na biblioteca havia apenas um garoto estudando.
a) Quanto à classe morfológica, os termos em destaque possuem a mesma classificação? Justifique.
8) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. ________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. ________________________________________
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola. ______________________________
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa. _________________
e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita. ____________________________________
f) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ____________________
g) Vamos apresentar agora a décima candidata. ________________________________
9) Analise o contexto da frase em que a palavra em destaque foi empregada e responda se é artigo indefinido ou numeral. a) Acabou comprando só um quilo de carne, tão assustado ficou com o preço.
b) Comprou um produto qualquer da cesta básica para doar à campanha.
c) O departamento de vendas precisa de um funcionário bem desinibido.
d) O departamento de vendas precisa apenas de um funcionário.
10 . CLASSIFIQUE E IDENTIFIQUE OS NUMERAIS:
- UM TIME DE FUTEBOL POSSUI ONZE JOGADORES.
- NÓS CONQUISTAMOS O PRIMEIRO LUGAR NA GINCANA.
- ONTEM HAVIA O DOBRO DE ALUNOS.
- ELE MORA NO DÉCIMO ANDAR.
- EU SÓ TENHO CINQUENTA REAIS.
- A NOSSA ESCOLA CONQUISTOU O SEGUNDO LUGAR NO TORNEIO.
- COMPREI DUZENTOS GRAMAS DE QUEIJO.
- ONTEM HAVIA O DOBRO DE ALUNOS NA SALA.
- COMI APENAS UM QUARTO DA MAÇÃ.
- EM CASA SOMOS CINCO IRMÃOS. O PRIMEIRO É UM RAPAZ QUE TEM O DOBRO DA IDADE DO CAÇULA, QUE TEM UM QUARTO DA IDADE DO PAI QUE É DE QUARENTA ANOS.
INTERJEIÇÃO – são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um
sentimento.
As interjeições mais comuns são:
de aplauso: viva! bis! bravo!
de chamamento: ó! olá! alô!
de dor: ui! ai!
de silêncio: silêncio! psiu!
de surpresa: oh! ah!
de advertência: cuidado! atenção!
de alívio: ufa! Arre!
de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
de desejo: oxalá! tomara!
de saudação: salve! viva! olá!
de terror: ui! credo! cruzes!
LOCUÇÕES INTERJETIVAS – são duas ou mais palavras que,
combinadas, têm o mesmo valor de uma interjeição. Veja os exemplos:
Ora, bolas!
Deus me livre!
Pelo amor de Deus!
Que nada!
Muito bem!
Virgem Maria!...
Que pena!
EXERCÍCIOS:
1) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão?
Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!
2) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do
quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência
– admiração
|
a) Caramba! Como ela samba!
_______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento!
_________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
_______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite?
_______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí.
___________________________________________________________
f) Xi! Esse cara aqui de novo.
_______________________________________________________
3) Faça como o exercício anterior:
espanto – aplauso – preocupação – animação - pena
|
a) Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura.
______________________________________
b) Coragem, breve chegaremos!
______________________________________________________
c) Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho.
____________________________________________
d) Epa, que barulho é esse aí na porta?
________________________________________________
e) Céus, como mentem nossos políticos.
_______________________________________________
Complete as frases abaixo com as interjeições
do quadro:
alô – socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado
|
a) _____________ não chova amanhã.
b) _____________! Escola!
c) _____________?! Quem está falando?
d) _____________! Preciso de ajuda!
e) _____________! Seu vira-lata sem dono!
f) _____________! Acabei a tarefa!
5) Reescreva os trechos, substituindo o que estiver em
destaque por interjeições.
Veja um exemplo:
Já são oito horas – disse a mãe admirada.
|
Puxa, já são oito horas – disse a mãe.
|
a) Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.
________________________________________________________________________________
b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito
entusiasmo.
________________________________________________________________________________
c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com
alívio.
________________________________________________________________________________
d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um
ar de advertência.
________________________________________________________________________________
e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito
amedrontada.
________________________________________________________________________________
6) Assinale a alternativa que preenche corretamente as
lacunas abaixo:
“_____ que nada tenha acontecido com Maurício.”
“_____! Com quem eu estou falando?” “_____, você fala demais!”
a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico calado
7) “Nossa Senhora! Como você pôde fazer isso!” A
locução interjetiva destacada expressa:
a) espanto
b) saudação
c) satisfação
d) desejo
8) Assinale a oração que expressa pena:
a) Chega! Não aguento mais!
b) Quem me dera ganhar uma herança!
c) Pobre coitado! Nem casa tem.
d) Bravo! Cante mais uma vez.
Um comentário:
que parabens ficou grande para copiar
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