Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Numerais e Interjeições



Numeral é a palavra que indica quantidade, posição que um elemento ocupa numa determinada série, múltiplo ou fração. Pode ser classificado em:

Cardinal: indica quantidade determinada.
Exemplos: um, dois, três, quatro, cinco, seis, etc.

Ordinal: indica a ordem ou a posição de um elemento em uma determinada série.
Exemplos: primeiro, segundo, terceiro, quarto, etc.

Multiplicativo: indica multiplicação.
Exemplos: dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, etc.

Fracionário: indica divisão, fração.
Exemplos: meio, terço, quarto, etc.

Numerais coletivos: indicam o número exato de seres ou objetos de um conjunto.
Exemplos: dúzia, cento, milheiro, dezena, centena, década.

O numeral pode desempenhar a função de um substantivo ou de um adjetivo. Veja:
Um é pouco, dois é bom, três é demais. (Os numerais, nesse caso, exercem a função de sujeito.)
Cinquenta pessoas foram convidadas para a inauguração da loja. (O numeral exerce a função de adjunto adnominal, acompanha o substantivo "pessoas", núcleo do sujeito.)

Emprego dos numerais
Na indicação de papas, reis, imperadores, séculos e partes de uma obra, quando o numeral vem depois do substantivo, utilizam-se os ordinais até décimo e a partir daí os cardinais. Veja:

D. Pedro II (segundo)
Henrique VII (oitavo)
João XXIII (vinte e três)
Luís XV (quinze)
Capítulo II (segundo)
Século XX (vinte)

Para designar leis, decretos e portarias, utiliza-se o ordinal até nono e o cardinal de dez em diante:
Artigo 1º (primeiro)
Artigo 8º (oitavo)
Artigo 10 (dez)
Artigo 20 (vinte)

Se o numeral anteceder o substantivo, será obrigatório o uso do ordinal:
O vigésimo primeiro século, o décimo oitavo capítulo, etc.
Na indicação do primeiro dia do mês, utiliza-se ordinal:
Primeiro de maio, primeiro de junho, etc.
Um é numeral cardinal quando realmente indica quantidade exata. Nesse caso, seu plural é dois. Mas um é artigo indefinido quando indica um ser indeterminado. Nesse caso, seu plural é uns.

Flexão de gênero e número
Os numerais cardinais que variam em gênero são um, dois e as centenas a partir de duzentos:
Um menino e uma menina receberão os prêmios do concurso de redação.

Cardinais como milhão, bilhão (ou bilião), etc. variam em número: milhões, bilhões (ou biliões), etc. Os demais cardinais são invariáveis.

Os numerais ordinais variam em gênero e número: primeiro, primeira, primeiros, primeiras.
Os numerais multiplicativos variam em gênero e número quando acompanham substantivos:

A moça pediu um suco duplo.
A moça pediu duas vitaminas duplas.

Os numerais multiplicativos não variam quando desempenham função substantiva:
Os atletas fizeram o dobro do esforço nesse campeonato.

Os numerais fracionários flexionam-se em gênero e número:
Um terço, dois terços, duas terças partes.

Ambos/ambas são considerados numerais é são muito empregados para retomar elementos citados anteriormente:
Carlos e Lucas, alunos da escola Antonio Luís, foram classificados para a final do campeonato de xadrez. Ambos foram parabenizados pelos colegas.
Na linguagem coloquial, é comum a indicação de grau nos numerais. Veja:
Paguei duzentinho por esse tênis.
Esta revista é de primeiríssima qualidade!
O meu time foi para a segundona novamente.

Lista de numerais cardinais e ordinais
Algarismos Arábicos
Algarismos Romanos
Numerais Cardinais
Numerais Ordinais
1
I
um
primeiro
2
II
dois
segundo
3
III
três
terceiro
4
IV
quatro
quarto
5
V
cinco
quinto
6
VI
seis
sexto
7
VII
sete
sétimo
8
VIII
oito
oitavo
9
IX
nove
nono
10
X
dez
décimo
11
XI
onze
décimo primeiro
12
XII
doze
décimo segundo
13
XIII
treze
décimo terceiro
14
XIV
quatorze
décimo quarto
15
XV
quinze
décimo quinto
16
XVI
dezesseis
décimo sexto
17
XVII
dezessete
décimo sétimo
18
XVIII
dezoito
décimo oitavo
19
XIX
dezenove
décimo nono
20
XX
vinte
vigésimo
30
XXX
trinta
trigésimo
40
XL
quarenta
quadragésimo
50
L
cinquenta
quinquagésimo
60
LX
sessenta
sexagésimo
70
LXX
setenta
septuagésimo
80
LXXX
oitenta
octogésimo
90
XC
noventa
nonagésimo
100
C
cem
centésimo
200
CC
duzentos
ducentésimo
300
CCC
trezentos
trecentésimo
400
CD
quatrocentos
quadringentésimo
500
D
quinhentos
quingentésimo
600
DC
seiscentos
seiscentésimo, sexcentésimo
700
DCC
setecentos
septingentésimo, setingentésimo
800
DCCC
oitocentos
octingentésimo
900
CM
novecentos
nongentésimo, noningentésimo
1000
M
mil
milésimo

Observação: O zero é um numeral cardinal.
Lista de numerais multiplicativos e fracionários
Multiplicativos
Fracionários
dobro, duplo, dúplice
meio, metade
triplo, tríplice
terço
Quádruplo
quarto
Quíntuplo
quinto
Sêxtuplo
sexto
séptuplo, sétuplo
sétimo
Óctuplo
oitavo
Nônuplo
nono
Décuplo
décimo
Undécuplo
undécimo, onze avos
Duodécuplo
duodécimo, doze avos
Cêntuplo
centésimo



Exercícios Numerais

Indique a grafia e leitura corretas do seguinte numeral cardinal: 3.726.
a) Três mil, setecentos e vinte e seis.
b) Três mil, e setecentos e vinte e seis.
c) Três mil e setecentos e vinte e seis.
d) Três mil, setecentos, vinte, seis.

2)Em todas as frases abaixo,os numerais foram corretamente empregados,exceto em:
a)O artigo vinte e cinco deste código foi revogado.
b)Seu depoimento foi transcrito na página duzentos e vinte e dois.
c)Ainda o capítulo sétimo desta obra.
d)Este terremoto ocorreu no século dez antes de Cristo.

3)Em todas as frases abaixo,a palavra grifada é um numeral,exceto em:
a)Ele só leu um livro este semestre.
b)Não é preciso mais que uma pessoa para fazer este serviço.
c)Ontem à tarde,um rapaz procurou por você?
d)Você quer uma ou mais caixas deste produto?

4) (Ufam) Assinale o item em que não é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses:
a) Pode-se dizer que no século IX (nono) o português já existia como língua falada.
b) Pigmalião reside na casa 22 (vinte e duas) do antigo Beco do Saco do Alferes, em Aparecida.
c) Abram o livro, por favor, na página 201 (duzentos e um).
d) O que procuras está no art. 10 (dez) do código que tens aí à mão.
e) O Papa Pio X (décimo), cuja morte teria sido apressada com o advento da Primeira Guerra Mundial, foi canonizado em 1954.


Discursivas:
6) Escreva por extenso os numerais referentes às orações em evidência.
a – Rei Henrique VII.
b – Praça dos 3 Poderes.
c – capítulo X do livro de Machado de Assis.
d – Sapato à moda Luís XV.
e – Avenida João XXIII.

7) Analise as duas orações que seguem e atenda ao propósito de responder ao seguinte questionamento:

O prêmio foi entregue a um garoto.
Na biblioteca havia apenas um garoto estudando.

a) Quanto à classe morfológica, os termos em destaque possuem a mesma classificação? Justifique.

8) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. ________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. ________________________________________
c) Luiza agora tem o dobro de trabalho na escola. ______________________________
d) Beatriz e Sofia convidaram seis amigas para jantar em sua casa. _________________
e) Metade da tarefa de Rafaela já foi feita. ____________________________________
f) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ____________________
g) Vamos apresentar agora a décima candidata. ________________________________


9) Analise o contexto da frase em que a palavra em destaque foi empregada e responda se é artigo indefinido ou numeral. a) Acabou comprando só um quilo de carne, tão assustado ficou com o preço.
b) Comprou um produto qualquer da cesta básica para doar à campanha.
c) O departamento de vendas precisa de um funcionário bem desinibido.
d) O departamento de vendas precisa apenas de um funcionário.
  
10 . CLASSIFIQUE E IDENTIFIQUE OS NUMERAIS:
  1. UM TIME DE FUTEBOL POSSUI ONZE JOGADORES.
  2. NÓS CONQUISTAMOS O PRIMEIRO LUGAR NA GINCANA.
  3. ONTEM HAVIA O DOBRO DE ALUNOS.
  4. ELE MORA NO DÉCIMO ANDAR.
  5. EU SÓ TENHO CINQUENTA REAIS.
  6. A NOSSA ESCOLA CONQUISTOU O SEGUNDO LUGAR NO TORNEIO.
  7. COMPREI DUZENTOS GRAMAS DE QUEIJO.
  8. ONTEM HAVIA O DOBRO DE ALUNOS NA SALA.
  9. COMI APENAS UM QUARTO DA MAÇÃ.
  10. EM CASA SOMOS CINCO IRMÃOS. O PRIMEIRO É UM RAPAZ QUE TEM O DOBRO DA IDADE DO CAÇULA, QUE TEM UM QUARTO DA IDADE DO PAI QUE É DE QUARENTA ANOS.













INTERJEIÇÃO – são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento.
As interjeições mais comuns são:

de alegria: ah! oh! oba!
de aplauso: viva! bis! bravo!
de chamamento: ó! olá! alô!
de dor: ui! ai!
de silêncio: silêncio! psiu!
de surpresa: oh! ah!
de advertência: cuidado! atenção!
de alívio: ufa! Arre!
de admiração: ah! oh! puxa! nossa!
de desejo: oxalá! tomara!
de saudação: salve! viva! olá!
de terror: ui! credo! cruzes!


LOCUÇÕES INTERJETIVAS – são duas ou mais palavras que, combinadas, têm o mesmo valor de uma interjeição. Veja os exemplos:


Ai de mim!
Ora, bolas!
Puxa vida!
Deus me livre!
Pelo amor de Deus!
Que nada!                                                                 
Muito bem!
Virgem Maria!...
Que pena!



EXERCÍCIOS:

1) Identifique as interjeições:
a) Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b) Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos a família reunida de novo. Viva!
d) Você vai conseguir. Força!

2) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração

a) Caramba! Como ela samba! _______________________________________________________
b) Cuidado! Trecho sem acostamento! _________________________________________________
c) Oxalá os pais saibam compreendê-lo. _______________________________________________
d) Olá! Como passou a noite? _______________________________________________________
e) Oba, as férias estão aí. ___________________________________________________________
f) Xi! Esse cara aqui de novo. _______________________________________________________

3) Faça como o exercício anterior:
espanto – aplauso – preocupação – animação - pena

a) Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura. ______________________________________
b) Coragem, breve chegaremos! ______________________________________________________
c) Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho. ____________________________________________
d) Epa, que barulho é esse aí na porta? ________________________________________________
e) Céus, como mentem nossos políticos. _______________________________________________


Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro:
alô – socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado 

a) _____________ não chova amanhã.
b) _____________! Escola!
c) _____________?! Quem está falando?
d) _____________! Preciso de ajuda!
e) _____________! Seu vira-lata sem dono!
f) _____________! Acabei a tarefa!

5) Reescreva os trechos, substituindo o que estiver em destaque por interjeições. 
Veja um exemplo:
 Já são oito horas – disse a mãe admirada.
 Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

a) Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.
________________________________________________________________________________
b) Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.
________________________________________________________________________________
c) Agora vamos ter a nossa casa – falou o pai, com alívio.
________________________________________________________________________________
d) Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência.
________________________________________________________________________________
e) O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.
________________________________________________________________________________

6) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
 “_____ que nada tenha acontecido com Maurício.” “_____! Com quem eu estou falando?” “_____, você fala demais!”
a) Oxalá, hum, irra
b) Tchau, que pena, claro
c) Hum, claro, ué
d) Queira Deus, alô, bico calado

7) “Nossa Senhora! Como você pôde fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a) espanto
b) saudação
c) satisfação
d) desejo

8) Assinale a oração que expressa pena:
a) Chega! Não aguento mais!
b) Quem me dera ganhar uma herança!
c) Pobre coitado! Nem casa tem.
d) Bravo! Cante mais uma vez.



Um comentário:

Unknown disse...

que parabens ficou grande para copiar