URGENTE!
Uma
de
orvalho
caiu
hoje, às 8h, do dedo anular
direito,
do Cristo Redentor, no
Rio
de Janeiro
Seus
restos
não
foram
encontrados
A
Polícia
não
acre-
dita
em
acidente
Suspei-
to:
o
vento
Os
meteoro-
logistas,
os poetas e
os
passarinhos choram in-
consoláveis.
Testemunha
presenciou
a queda: “Horrível!
Ela
se evaporou na metade do caminho!”
CAPARELLI, Sérgio. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995.
a) (
) Uma notícia. c) ( )
Um anúncio.
b) (
) Um poema. d)
( ) Uma reportagem.
2. A forma de colocar as palavras no papel lembra a imagem
a) ( )
de uma cruz; c)
( ) de passarinhos;
b) ( ) de uma gota de
orvalho; d) ( ) do Cristo
Redentor.
3. O poema lido:
a) ( )
não possui versos nem estrofes;
b) ( ) apresenta uma
estrofe de vinte e três versos;
c) ( ) é formado por vinte e três versos, divididos
em duas estrofes;
d) ( )
possui três estrofes de seis versos.
4. Qual a intenção do autor ao criar esse texto?
a) ( ) Mexer com
os sentimentos do leitor, representando de forma poética e visual um fato que jamais seria matéria de
uma notícia.
b) ( )
Denunciar a incapacidade dos policiais diante de um crime.
c) ( ) Informar ao
leitor um fato de utilidade pública.
d) ( )
Desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro.
5. Assinale a sequência de idéias apresentada na
primeira estrofe do texto.
a) ( ) Primeiro,
o autor diz o que aconteceu; depois, quando aconteceu; em
seguida, onde aconteceu; ao final, ele diz por que aconteceu.
b) ( ) Primeiro,
o autor diz quando aconteceu; depois, o que aconteceu; em
seguida, por que aconteceu; ao final, ele diz onde aconteceu.
c) ( ) Primeiro, o autor diz o que aconteceu;
depois, por que aconteceu; em seguida, onde aconteceu; ao final,
ele diz quando aconteceu.
d) ( ) Não há sequência de idéias no texto.
6. Pela forma
que o poeta escolheu para expressar suas idéias, é possível afirmar que, nesse
texto, ele finge, simula, ser:
a) ( )
um policial; c)
( ) uma testemunha;
b) ( )
um turista; d)
( ) um jornalista, um repórter.
6. Quem é o suspeito de ter provocado a queda da
gota de orvalho?
a) ( ) O Cristo Redentor. c) (
) Os poetas.
b) ( ) O vento. d)
( ) Os pichadores.
7. Releia estes versos:
presenciou a queda: “Horrível!
Ela se evaporou na metade do
caminho!”
A quem se refere a
palavra ela no último verso?
a) ( ) À testemunha. c)
( ) À gota de orvalho.
b) ( ) À polícia. d) ( ) À noite.
8. Explique o uso das aspas nos últimos versos.
9. Qual a função dos pontos de exclamação nesses
versos?
10. O que você observou a respeito do emprego da letra maiúscula
nesse poema?
11. Releia estes versos:
Os meteoro-
logistas, os poetas e
os passarinhos choram in-
consoláveis. Testemunha
Assinale a
alternativa incorreta:
a) ( ) Nesses
versos, a palavra inconsoláveis é o
adjetivo que caracteriza meteorologistas, poetas e passarinhos.
b) ( ) O
antônimo da palavra inconsolável é inconformado.
c) ( ) Na
palavra inconsoláveis, in- é um prefixo que significa “não”.
d) ( ) A
palavra inconsolável significa não
consolável, sem alívio, sem conforto, inconformado.
12. José Paulo Paes, em seu livro Poemas para brincar, criou um dicionário diferente, explicando, de forma criativa e bem ao gosto das crianças, o significado de algumas palavras.
Quer
conhecê-las? Então, leia.
Aulas: período de interrupção das férias.
Berro: o som produzido pelo martelo
quando bate no dedo da gente.
Caveira: a cara da gente quando a gente não
for mais gente.
Janela: porta de ladrão.
Nuvem: algodão que chove.
Sopapo: o que acontece quando só papo não
adianta.
Tombo: o que acontece entre o escorregão
e o palavrão.
PAES, José Paulo. Poemas para brincar. 11. ed. São Paulo:
Ática, 1996.
Que tal você criar seu próprio dicionário? Escolha algumas palavras ou expressões da nossa língua que lhe chamem atenção pela forma ou pelo som que representam e, inspirando-se na criatividade de José Paulo Paes, estabeleça relações com outras palavras que guardem alguma semelhança sonora com as escolhidas e, então, invente significados bem malucos, diferentes e engraçados para cada uma delas.
Fonte: Revista Aprende Brasil
11 comentários:
1-b] Um poema '
2-d] do cristo redentor
3-b] é formado por vinte e três , divididos por duas estrofes
4-d] desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro
5-d] não há sequencias de texto
6-c] uma testemunha
6-b] o vento
7-a] á testemunha
8- Porque a testemunha estava falando
9- Porque estava afirmando alguma coisa.
Aluna : Gabriela
Turma : 8° ano 4
1- Noticia
2- Do Cristo Redentor
3- Não possui versos nem estrofes
4- Desenhar um ponto turistico do RJ
5- Não há sequencia de ideias no texto
6- Jornalista / reporter
7- Á gota do orvalho
8- É que a testemunha disse o relato que viu
9- É que demonstra uma expressão
10- Observei que é a continuação do assunto de cima
11 - Nesses versos, a palavra inconsoláveis é o adjetivo que caracteriza meteorologistas, poetas e passarinhos.
Eduarda Pagno
8º4.
1 - POEMA *
errei no outro post .
EDUARDA PAGNO 8º4
1-b] Um poema '
2-d] do cristo redentor
3-b] é formado por vinte e três , divididos por duas estrofes
4-d] desenhar um ponto turístico do Rio de Janeiro
5-d] não há sequencias de texto
6-c] uma testemunha
6-b] o vento
7-a] á testemunha
8- Porque a testemunha estava falando
9- Porque estava afirmando alguma coisa.
Aluna - Gabrielle
Turma - 8° ano 4
Não seria um poema imagem?
1
B
Gente preciso de uma resposta rápida (o poeta escolheu um jeito diferente para expressar seus pensamentos, é possível admirar que nesse texto, ele finge simular, ser:
Gente preciso de uma resposta. Quem e (quais) e (sao) o núcleo (s) do sujeitos?
Os meteorologistas os poetas e os passarinhos choram inconsolaveis..
Quem e o sujeito
Quem quais é são o os núcleo do sujeito
Os meteorologistas os poetas e os passarinhos choram inconsolaveis..
Quem e o sujeito
Quem quais é são o os núcleo do sujeito
Sujeito - os meteorologistas, os poetas e os passarinhos.
Núcleos do sujeito - meteorologistas, poetas, passarinhos.
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