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sexta-feira, 15 de março de 2013

A SUPERMODERNIDADE: Cultura do Poder e do Consumismo - Georgina Amazonas Mandarino Parte 1


Resumo: O objetivo deste trabalho é examinar como a mass media contribui para a
construção identitária do sujeito. O corpus está nos símbolos da modernidade divulgados
pela publicidade em geral, abrindo novas perspectivas comportamentais perante o
mundo. A metodologia adotada é a qualitativa. Fairclough (2001) assinala a contribuição
das práticas discursivas em processos de transformação para mudanças na identidade
social. As posições teóricas de Stuart Hall (2004) e Marc Augé (2004) conduzem a
uma análise discursiva presente nos símbolos que comprovam identidade e autorizam
deslocamentos impessoais. Os resultados alcançados a partir do enfoque em alguns
símbolos da supermodernidade permitem a identificação de territórios em constante
transformação e a multiplicidade de identidades sociais e culturais.

Palavras-chave: Identidade; Supermodernidade; Discurso; Não-Lugar; Globalização.
Abstract: The objective of this work is to examine how mass media contributes to the
development of the individual identity. The corpus is in the modern symbols spread by
publicity in general, opening new behavioral perspectives to the world. The methodology
used is qualitative. Fairclough (2001) points out the contribution of the discursive practices
in transformation process for changes in the social identity. Stuart Hall (2004) and Marc
Auge´s (2004) theoretical positions lead to a discursive analysis that is present in the
symbols that prove identity and allow impersonal dislocation. The results reached from
the focus on some symbols of supermodernity permit the identification of territories that
are in constant transformation and the multiplicity of social and cultural identities.

Keywords: Identity; Supermodernity; Discourse; Non-Places; Globalization.


* Especialista em Língua Portuguesa (UniCEUB). Pesquisadora em Análise de Discurso Crítica e Membro do Centro de Pesquisas em Análise Crítica de Discurso (CEPADIC) e da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED) e da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN). E-mail: georgina@mandarino.com.br.

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