Total de visualizações de página

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Gênero Textual Anúncio - Definições


Você já percebeu quão grande é a diversidade de textos com os quais travamos familiaridade no nosso dia a dia? 

Em função disso, novamente estamos diante de um gênero textual bastante propagado pelos veículos de comunicação em massa, tais como jornais impressos, revistas e até pelos jornais divulgados no meio eletrônico. 

O gênero textual denominado “anúncio classificado” possui uma característica que lhe é intrínseca, a persuasão. Como a finalidade discursiva é divulgar algo, o objetivo é, realmente, persuadir o interlocutor a satisfazer tal pretensão. 

Comumente, temos a oportunidade de nos deparar com anúncios de diversas naturezas: venda, troca, aluguel de imóveis, veículos, objetos, dentre outros. Há também aquele anúncio no qual o emissor oferece vagas relacionadas à oferta de empregos, como também existem profissionais que se dispõem a oferecer sua mão de obra de acordo com a sua formação e experiência obtida ao longo do tempo. 

Em relação à maneira como são dispostos, geralmente costumam ser separados por categoria. Até mesmo por uma questão de estética e organização, como também para facilitar o contato por parte do interlocutor. 

No que se refere a forma de escrita, esse se apresenta conciso, claro e objetivo. A presença de uma linguagem não verbal (imagens) atua como uma fonte atrativa. Outro aspecto de total relevância é que o emissor procura estabelecer um contato mais direto com o público-alvo, ao mencionar dados pessoais que possibilitem um contato maior, tais como número de telefone, endereço físico ou eletrônico ou qualquer outro. 

Analisemos, pois, um pouco mais sobre a estrutura inerente ao gênero em questão:

Título – Costuma ser atrativo, claro e direto;
Corpo do texto – Constitui-se das informações necessárias a alcançar o que se pretende, como, por exemplo, dados completos acerca do produto anunciado;
Meio de contato – Imprescindível para que a comunicação se efetive.



 Fonte - http://www.portugues.com.br

Nenhum comentário: