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domingo, 30 de dezembro de 2012

Charge - Como convencer seu filho a comer


Descritores Avaliativos do Gênero Poema


  • Tema - O poema se reporta de forma pertinente a algum tema específico?
  • Adequação ao gênero (discursiva) - Considerado em seu conjunto, o texto tem unidade de sentido? Atende a finalidades predominantemente estéticas?

Descritores Avaliativos de Memórias Literárias


  • Tema - O texto se reporta de foma pertinente à cultura e à história?
  • Adequação ao gênero (discursiva) - O texto resgata aspectos do lugar pela perspectiva de um antigo morador? Ou aspectos da sociedade ou vivência passadas pelo olhar  de quem presenciou o fato comentado?  O texto deixa transparecer sentimentos, impressões, apreciações que atendam à finalidade de enredar o leitor?  A organização geral do texto obedece à lógica narrativa?  As referências a objetos, lugares, modos de vida, costumes, palavras e expressões que já não existem ou se transformaram reconstroem experiências pessoais vividas?

Descritores Avaliativos para Crônica


  • Tema - O texto se reporta de forma significativa e pertinente a algum aspecto do cotidiano?
  • Adequação ao gênero (discursiva) - A situação de produção própria da crônica se manifesta no texto? A organização geral do texto está de acordo com o tipo de crônica escolhido (política, cultural, esportiva...)?

Descritores Avaliativos para Artigo de Opinião

  • Tema - O texto se reporta de forma pertinente a algum aspecto da realidade?
  • Adequação ao gênero (discursiva) - A questão polêmica de fundo é socialmente relevante?  O texto deixa transparecer que o autor mobilizou informações pertinentes e diversificadas para sua intervenção no debate?  Há uma articulação adequada entre o local e o social?

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Amor, Poesia, Sabedoria - Edgar Morin

Citações

"O ser humano é um animal insuficiente, não apenas na razão, mas é também dotado de desrazão".  [07]

"O excesso de sabedoria pode transformar-se em loucura, mas a sabedoria só a impede, misturando-se à loucura da poesia e do amor". [10]

"O amor é algo único, como uma tapeçaria que é tecida  com fios extremamente diversos, de origens diferentes. Por trás de um único e evidente "eu te amo" há uma multiplicidade de componentes inteiramente diversos que faz a coerência do "eu te amo". [16]

"A selvageria do amor conduz à clandestinidade e à transgressão". [22]

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Para curtir nas férias

Pavê de Pêssego, Abacaxi ou Morango

Ingredientes para o creme amarelo

4 gemas
1 litro de leite
1 lata de leite de leite condensado ou 2 caixinhas
3 colheres de amido de milho (maizena)

  • Leve tudo ao fogo mexendo até dar a consistência de creme
"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais". 

(Rubem Alves)

Para descontrair

COMUNICAÇÃO - (Luis Fernando Veríssimo)
[Agosto/2004]



É importante saber o nome das coisas. Ou, pelo menos, saber comunicar o que você quer. Imagine-se entrando numa loja para comprar um... um... como é mesmo o nome?
"Posso ajudá-lo, cavalheiro?"
"Pode. Eu quero um daqueles, daqueles..."
"Pois não?"
"Um... como é mesmo o nome?"
"Sim?"
"Pomba! Um... um... Que cabeça a minha. A palavra me escapou por completo. É uma coisa simples, conhecidíssima."
"Sim senhor."
"O senhor vai dar risada quando souber."
"Sim senhor."
"Olha, é pontuda, certo?"
"O quê, cavalheiro?"
"Isso que eu quero. Tem uma ponta assim, entende? Depois vem assim, assim, faz uma volta, aí vem reto de novo, e na outra ponta tem uma espécie de encaixe, entende? Na ponta tem outra volta, só que está e mais fechada. E tem um, um... Uma espécie de, como é que se diz? De sulco. Um sulco onde encaixa a outra ponta, a pontuda, de sorte que o, a, o negócio, entende, fica fechado. É isso. Uma coisa pontuda que fecha. Entende?"
"Infelizmente, cavalheiro..."

Vale a pena tentar!!!

"Só as árvores, que não podem sair de seu lugar, é que devem se sujeitar ao que lhes advém.
Tu que podes, saias em busca da realização de teus sonhos, pois nada é jogado dos céus.
O sabor da conquista só é valorizado quando a luta é mantida sem esmorecimento".


Para refletir...

"Cada pessoa, em sua existência, pode ter duas atitudes: Construir ou Plantar.
Os construtores podem demorar anos em suas tarefas, mas um dia terminam aquilo que estavam fazendo.  Então param e ficam limitados por suas próprias paredes. A vida perde o sentido quando a construção acaba. Mas existem os que plantam. Estes às vezes, sofrem com as tempestades, as estações e raramente descansam. Mas ao contrário do edifício, o jardim nunca pára de crescer. E, ao mesmo tempo exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uma eterna aventura. Os jardineiros se reconhecerão entre si, porque sabem que na história de cada planta está o crescimento de toda a terra". 

(Paulo Freire)

Mensagem para o NOVO ANO

Em 2013...

Se não puder ser o maquinista, seja o mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela,
Desfrute cada uma das paisagens
que o tempo lhe oferecer, com o 
Prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.

Para um 2013 muito melhor...

RECOMEÇAR

Sempre é tempo de recomeçar.
Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos.
Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade.
Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado.
Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel.
Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo.
Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alternam o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora, estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos...

sábado, 22 de dezembro de 2012

Jean-Paul Sartre - Biografia


1905 a 1918: a formação do escritor
Jean-Paul Sartre era filho de Jean-Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da marinha francesa e de Anne-Marie Sartre (Nascida Anne Marie Schweitzer). Quando seu filho nasceu, Jean-Baptiste tinha uma doença crônica adquirida em uma missão na Cochinchina. Após o nascimento de Jean-Paul, ele sofreu uma recaída e retirou-se com a família para Thiviers, sua terra natal, onde morreu em 21 de setembro de 1906. Jean-Paul, órfão de pai, e então com 15 meses, muda-se para Meudon com sua mãe, onde passam a viver na casa de seus avós maternos. O avô de Sartre, Charles Schweitzer nasceu em uma tradicional família protestante alsaciana da qual faz parte, entre outros, o famoso missionário Albert Schweitzer, sobrinho de Charles. Ao fim da guerra franco-prussiana, Charles optou pela cidadania francesa e tornou-se professor de alemão em Mâcon onde conheceu e casou-se com Louise Guillemin, de origem católica, com quem teve três filhos, George, Émile e Anne-Marie.
Após o regresso de Anne-Marie, os quatro viveram em Meudon até 1911. O pequeno "Poulou", como Jean-Paul era chamado, dividia o quarto com a mãe. Em seu romance autobiográfico "As Palavras" (Les Mots) confessa que desde cedo a considerava mais como uma irmã mais velha do que como mãe. De sua infância ao fim da adolescência, Sartre vive uma vida tipicamente burguesa, cercado de mimos e proteção.  Até os 10 anos foi educado em casa por seu avô e por alguns preceptores contratados. Com pouco contato com outras crianças, o menino tornou-se, em suas próprias palavras, um "Cabotino" e aprendeu a usar a representação para atrair a atenção dos adultos com sua precocidade.

Esboço para uma teoria das emoções - Jean-Paul Sartre

Citações

"Sartre foi um pouco como a consciência de todos: obstinado, corajoso, intratável, mas sempre pronto a ouvir o outro, a partilhar, a amar". (Gilles Lapouge)

"...a investigação deve partir antes de tudo dos fatos. Se nos perguntarmos o que é um fato, vemos que ele se define como algo que se deve encontrar no curso de uma pesquisa, e que se apresenta sempre como um enriquecimento inesperado e uma novidade em relação aos fatos anteriores. Portanto, não se deve esperar dos fatos que eles se organizem por si mesmos numa totalidade sintética que fornecia por si mesma sua significação... antropologia uma disciplina que visaria a definir a essência do homem e a condição humana". [14]

"Para Husserl, há incomensurabilidade entre as essências e os fatos, e quem começa sua investigação pelos fatos nunca conseguirá recuperar as essências". [20]

"...realidade humana é por essência sua própria possibilidade, esse existente pode 'escolher-se' ele próprio em seu ser, pode ganhar-se, perder-se". [22]

"...sou antes de qualquer coisa um ser que compreende mais ou menos obscuramente sua realidade de homem, o que significa que me faço homem ao compreender-me como tal". [23]

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012



"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago
e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi
abençoada." - Clarice Lispector
 

Aulas de leitura


Literatura do 6º ao 9º ano: ensine a teoria sem deixar de lado as práticas de leitura

Nos anos finais do Ensino Fundamental, ler sobre os livros é tão importante quanto ler os livros. A turma precisa começar a entender os diferentes estilos e recursos linguísticos usados pelos autores, sem deixar de lado as práticas de leitura


Foto: Omar Paixão

E se Obama fosse africano? - Mia Couto

Citações

"A esperança é a última a morrer. Diz-se. Mas não é verdade. A esperança não morre por si mesma. A esperança é morta. Não é um assassínio espetacular, não sai nos jornais.  É um processo lento e silencioso que faz esmorecer os corações, envelhecer os olhos dos meninos e nos ensina a perder a crença no futuro". [8]

"Todos nós somos impossíveis tradutores de sonhos. Na verdade, os sonhos falam em nós o que nenhuma palavra sabe dizer". [12]

"A palavra de hoje é cada vez mais aquela que se despiu da dimensão poética e que não carrega nenhuma utopia sobre um mundo diferente". [13]

domingo, 9 de dezembro de 2012

Arcadismo


O início do século XVIII revela a decadência do Barroquismo, com sua poesia contraditória, permeada de exageros que revelam o gosto pelo esplêndido e glorioso. É um período de importante transformação cultural e científica, onde passa a predominar a razão como elemento propulsor do desenvolvimento socioeconômico e cultural, da valorização dos ideais iluministas e da ascensão da burguesia como nova classe social.

É nesse contexto que surge o movimento literário denominado Arcadismo, também conhecido como Setecentrismo ou Neoclassicismo, derivado do espírito iluminista, cujo objetivo é a recuperação dos gêneros, formas e técnicas clássicas. Associado à decadência do pensamento barroco e ao surgimento dos valores burgueses, esse movimento literário prima por uma poesia sem os excessos e contradições do Barroco.
A literatura neoclassicista propõe uma produção artística mais simples e espontânea. Ela expressa uma visão mais sensualista da existência, propondo assim uma “volta à natureza” e um contato maior com a vida simples do campo. Assim, em pleno período de efervescência cultural e social na Europa, os poetam árcades recriam paisagens de outras épocas, com pastores e pastoras cantando e vivendo uma existência sadia e amorosa, substituindo a vida das cidadesem desenvolvimento pela preocupação única de cuidar do seu rebanho. Esse tipo de recriação da vida no campo denomina-se bucolismo, característica principal da poesia arcádica.

Literatura de Informação

“A feição deles é serem pardos,maneira de avermelhados,de bons rostos e bons narizes bem-feitos. Andam nus,sem coberta alguma.Não fazem o menor caso de encobrir ou mostrar suas vergonhas,e nisso têm tanta inocência como têm em mostrar o rosto.”

Nestas palavras escritas por Pero Vaz de Caminha, em carta enviada às mãos de Dom Manuel, rei de Portugal, são consideradas a certidão de nascimento do Brasil, há o início de registros escritos a cerca de uma terra recém descoberta oficialmente por Pedro Álvarez Cabral. Entre 1500 e 1601, este período é considerado como o da Literatura de Informação  ou Literatura dos Viajantes.

Classicismo

Classicismo, ou Quinhentismo (século XV) é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento  (Europa séc. XV a XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Vários foram os fatores que levaram a tais transformações, dentre eles a crise religiosa (era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero), as grandes navegações (onde o homem foi além dos limites da sua terra) e a invenção da Imprensa que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos (cultura clássica) proporcionando mais conhecimento para todos.
Foi na arte renascentista que o antropocentrismo atingiu a sua plenitude, agora, era o homem que passava a ser evidenciado, e não mais Deus.
A arte renascentista se inspirava no mundo greco-romano (Antiguidade Clássica) já que estes também eram antropocêntricos.

Humanismo na literatura


O humanismo foi uma época de transição entre a Idade Média e o Renascimento.
Como o próprio nome já diz, o ser humano passou a ser valorizado.
Foi nessa época que surgiu uma nova classe social: a burguesia. Os burgueses não eram nem servos e nem comerciantes.
Com o aparecimento desta nova classe social foram aparecendo as cidades e muitos homens que moravam no campo se mudaram para morar nestas cidades, como conseqüência o regime feudal de servidão desapareceu.
Foram criadas novas leis e o poder parou nas mãos daqueles que, apesar de não serem nobres, eram ricos.
O “status” econômico passou a ser muito valorizado, muito mais do que o título de nobreza.
As Grandes Navegações trouxeram ao homem confiança de sua capacidade e vontade de conhecer e descobrir várias coisas. A religião começou a decair (mas não desapareceu) e o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo, ou seja, o homem passou a ser o centro de tudo e não mais Deus.
Os artistas começaram a dar mais valor às emoções humanas.
É bom ressaltar que todas essas mudanças não ocorreram do dia para a noite.

Trovadorismo



Introdução

Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Iniciou-se em 1189 (ou 1198) em plena Idade Média no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Occitânia, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galaico-português possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.

As Origens do Trovadorismo Galego-Português

Elogio da Loucura - Erasmo de Rotterdam

Citações

"Poderão julgar que seja isso uma insensatez, mas deverão concordar que uma coisa muito decorosa é zelar pelo próprio nome". [17]


"...as palavras são a imagem sincera do pensamento." [18]

"...haverá no mundo coisa mais doce e mais preciosa do que a vida"? [22]

"Todos sabem que a infância é a idade mais alegre e agradável. Mas, que é que torna os meninos tão amados? Que é que nos leva a beijá-los, abraçá-los e amá-los com tanta afeição? Ao ver esses pequenos inocentes, até um inimigo se enternece e os socorre.  Qual é a causa disso? É a natureza, que procedendo com sabedoria, deu às crianças um certo ar de loucura, pelo qual elas obtêm a redução de castigos dos seus educadores e se tornam merecedoras do afeto de quem as tem ao seu cuidado.  Ama-se a primeira juventude que se sucede à infância, sente-se prazer em ser-lhe útil, iniciá-la, socorrê-la.  Mas, de quem recebe a meninice os seus atrativos?  De quem, se não de mim, que lhe concedo a graça de ser amalucada e, por conseguinte, de gozar e de brincar?  Quero que me chamem de mentirosa, se não for verdade que os jovem mudam inteiramente de caráter logo que principiam a ficar homens e, orientados pelas lições e pela experiência do mundo, entram na infeliz carreira da sabedoria.  Vemos, então, desvanecer-se ao poucos sua beleza, diminuir a sua vivacidade, desaparecem aquela simplicidade e aquela candura tão apreciadas.  E acaba por extinguir-se neles o natural vigor". [24]

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Quem ama literatura não estuda literatura - Joel Rufino dos Santos

Citações 

"algumas vezes encontramos alunos muitos mais sábios que os professores e o que lhes falta é alguém que os oriente na busca das perguntas para as respostas que já possuem ter".


" Professor é o aluno que não quis sair da escola." [12]


"Literatura, a arte de provocar com palavras o gozo de fingir que se sofre". [13]


"Amar literatura é um vício, o do gozo fingido." [14]


"A grandeza do homem consiste precisamente em querer melhorar a si mesmo." [21]


"Não existe ser humano sem arte, porque toda pessoa desde o berço até o túmulo procura sensações agradáveis." [23]

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tempos Modernos - Rosilda da Silva


O músico Luiz Maurício Pragana dos Santos, mais conhecido como Lulu Santos, já cantava no começo dos anos 80 “Hoje o tempo voa, amor; escorre pelas mãos; mesmo sem se sentir; não há tempo que volte, amor; vamos viver tudo o que há pra viver; vamos nos permitir...” prenunciando através da canção “um novo começo de era”. A era dos tempos modernos, tão caótica e conflituosa; era da escassez do autoconhecimento e, por conseguinte, da solidão e inquietação.  
As pessoas de um modo geral inquietam-se porque a solidão as assusta.  Buscam a todo custo a felicidade nas mais variadas fontes; baladas, internet e tecnologias afins; na satisfação sexual; no culto às eternas beleza e  juventude fabricadas pelo bisturi; no acúmulo de riquezas materiais e em tantas outras fugas existenciais que acabam por perder-se no caminho das efemeridades tornando-se reféns dessa “nova era” permissiva, que aprendeu com tamanha “habilidade a dizer mais sim do que não”;    desencontrando-se do seu verdadeiro eu.
Há uma necessidade muito grande de aceitação, de seguir os padrões midiáticos, tornando-se cópias das “celebridades” produzidas nesses tempos modernos e globalizados para suprirem o vazio deixado pela ausência de uma visão mais significativa e crítica do mundo e de si mesmos.  É preciso que se entenda que a produção de sentidos e o autoconhecimento são os fatores que podem servir de guia na busca pela felicidade, considerando o alcance de cada um, bem como, paradoxalmente, uma efetiva possibilidade de reencontro conosco mesmos.  É o olhar que direcionamos para nosso interior o que nos coloca na posição de sujeitos, conscientes e agentes da felicidade que tanto buscamos.
Portanto, “vamos nos permitir”, pensar mais e copiar menos, divergir mais e concordar menos, questionar mais e aceitar menos. “Vamos nos permitir” reverter esta situação alienante de não conseguirmos perceber sequer que não é quem o quê nos faz felizes, mas que somos felizes a partir do momento em que nos conhecemos verdadeiramente, a partir do momento em que nos pertencemos;  que agimos, reagimos e deliberamos, a partir do momento em que a solidão não mais assustar, mas, pelo contrário, suprir o vazio inquietante produzido pela fragilidade desses tempos modernos, “repletos de toda satisfação”.



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tempos Modernos - Lulu Santos (1982)


Eu vejo a vida melhor no futuro.
Eu vejo isto por cima de um muro de hipocrisia
que insiste em nos rodear.

Eu vejo a vida mais clara e farta,
repleta de toda satisfação
que se tem direito
do firmamento ao chão.

Eu quero crer no amor numa boa,
que isto valha pra qualquer pessoa
que realizar
a força que tem uma paixão.

Eu vejo um novo começo de era,
de gente fina, elegante e sincera.
com habilidade pra dizer mais sim do que não.

Hoje o tempo voa, amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo que volte, amor
Vamos viver tudo o que há pra viver
Vamos nos permitir.



ACIMA DO CHÃO - Resumo e Comentários

Como tudo começou

Duas crianças brincavam, corriam e se divertiam juntas. Um menino magro e pobre cujo pai era trabalhador da roça, um boia-fria.  A outra criança era uma menina muito bela de longos cabelos loiros e brilhantes olhos azuis.  Uma garota de família de boa vida financeira  e da qual o pai era patrão de Frederico Terra, que por simples ironia do destino era pai de Joãpó, o garoto magro e pobre.
Duas crianças que desde pequenas construíram um vínculo, um amor.  Só que desde pequenas foram impedidas de viver esse amor.  A classe social, ou talvez uma rixa de família, ou um simples não querer um por perto do outro causou a separação.
Para a infelicidade e separação ainda maior dessas crianças, Joãpó e Marina, o destino lhes pregou mais uma peça. 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Namoro Virtual

Sites de namoro: Psicólogo analisa relacionamentos gerados pela internet

 Se pensarmos que na história recente o computador invadiu todas as áreas econômicas, militares, e sociais, não iria demorar a que o mesmo atingisse a esfera afetiva. Embora os encontros chamados “virtuais”, sejam um fenômeno recente, já está mais do que na hora de se aprofundarem estudos sobre o impacto desta modalidade de relacionamento. Em outros trabalhos*, fiz um esboço sintetizado das consequências do namoro virtual. Pretendo através deste ampliar o que foi dito outrora. Não são apenas determinados fatores sociais como a violência ou impossibilidade econômica de sair de casa que levaram o uso do computador para se conhecer gente. Reforcei nos estudos passados que a questão da net caiu como uma luva para o problema da timidez. A ilusão de não ter que sofrer mais uma rejeição direta, ou dificuldade de se expressar, corroboraram as famosas mentiras, desde a idade dos participantes, assim como, suas reais intenções. A questão do risco de encontrar alguém totalmente desconhecido não difere em quase nada se o encontro tivesse se dado de uma forma convencional. O problema que descarto deste estudo é a violência, pois a mesma é um fenômeno abrangente e inserido num contexto social amplo; me concentrarei nos aspectos psíquicos da busca virtual.

Passei...

MESTRADO EM PATRIMÔNIO CULTURAL E SOCIEDADE - CLASSIFICADA!!!!!!

sábado, 1 de dezembro de 2012

Ganhadoras da Promoção

Sandra Pereira - Joinville
Jaqueline Pereira Arins - Joinville
Saralice Keller Rosa - Joinville

foram as contempladas da promoção 
Livreto da Associação Confraria das Letras.

P A R A B É N S ! ! !