Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Campeão



O campeão, romance, terceira edição.
Investiga a angústia existencial, a procura de caminhos, a perplexidade e os sonhos de um jovem adolescente. David Gonçalves, sempre preocupado com a terra e o homem, liga o protagonista à sua circunstância, traduzindo que o homem resulta do seu eu e dos elementos que o cercam: a família, a escola, os amigos, o universo social, as contradições da realidade. Tenso e dramático, lírico e humano, este romance revela facetas incríveis da vida juvenil do autor. Pode ser lido a partir dos doze anos. Três temas são explorados no livro: a ecologia, as condições sociais e a existência humana. Leitura agradável e rápida. Mais de cinquenta por cento dessa narrativa foi vivida pelo autor em sua adolescência.


Fonte: http://www.davidgoncalves.com.br/

David Gonçalves - Biografia


   
 
  David Gonçalves nasceu em Jandaia do Sul [Pr], em 10 de agosto de 1952. Escritor, pesquisador, consultor de empresas, dedica-se a ministrar cursos e a proferir palestras sobre vendas, marketing, gerenciamento, liderança, motivação e literatura em todo o Brasil. É autor de mais de vinte obras, entre elas O sol dos trópicos [romance] e A mágica do pensamento construtivo [comunicação, liderança, motivação]. Premiado nacional, seus trabalhos são diretos, de fácil entendimento, com exemplos práticos. Consultor de empresas com sólida experiência, promove o crescimento e o desenvolvimento das pessoas e de organizações. Suas obras técnicas e literárias são amplamente lidas nas empresas e nas escolas e diversas teses já foram escritas sobre elas. Dedica-se à literatura desde os quinze anos, quando escreveu o seu primeiro conto intitulado "O pote de ouro", que nunca foi publicado. Dos dezesseis aos dezoito anos, escreveu o primeiro romance "Bagaços de gente", um calhamaço com 250 laudas datilografadas, que também nunca foi publicado. Aos vinte anos, escreve e publica o romance As flores que o chapadão não deu [1972]. David Gonçalves gosta de viver de maneira simples, aprecia a cultura brasileira, e nunca cansou de se maravilhar com as belezas da vida.

Último ano na escola

Começa mais um ano na escola, mas esse não é como os anteriores, esse ano é o último na minha escola Oswaldo Cabral, pois vários alunos como eu não gostam de ir para a escola, mas agora na reta final nós percebemos que sentiremos falta dos tempos em que poderíamos encontrar todos os amigos em sala de aula, colocar as conversas em dia, interagir com os professores, jogar variados jogos, variadas brincadeiras e principalmente a falta que sentiremos dos professores e amigos que estavam com você desde o primeiro ano na escola. Então pretendo estudar muito e aproveitar bastante com os professores e amigos nesse ano, pois depois não teremos muitas chances de revê-los. depois desse último ano na escola, pretendo estudar muito para entrar numa escola boa, depois fazer alguns cursos técnicos, para que no futuro eu tenha um emprego bom que eu goste, ganhe o que eu realmente mereça por todos os anos na escola estudando muito, e pela faculdade que estudarei muito para entrar. Depois de tudo isso se tornar realidade, me lembrarei da época em que estava estudando no Oswaldo Cabral com meu amigos e professores que faziam parte da minha vida, pois sempre que não sabia de algo, eles estavam lá para ajudar, dar conselhos, mostrar o que é bom e o que é ruim e muitas outras coisa que farão a diferença lá no futuro.

 Nome: Henry Série: 9º3

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Poema e Poesia

"Todas as coisas têm seu mistério, e a
poesia é o mistério que todas as coisas têm."

(García Lorca)       


"Poesia é a forma de expressão destinada a evocar sensações, impressões e emoções por meio da união de sons, ritmos e harmonias, utilizando-se vocábulos essencialmente metafóricos, é uma manifestação cultural, criativa." (Assis Brasil) Qualidade capaz de despertar o sentimento do belo e provocar o encantamento estético.

"Poema é o "objeto" poético, o texto onde a poesia se realiza, é uma forma, geralmente apresentado em estrofes e versos (linhas breves). Já a  poesia pode estar presente tanto no poema que é feito com um certo número de versos, quanto num texto em prosa (linhas longas), com parágrafos, orações e períodos, dquirindo a qualidade poema-em-prosa".


Vejamos pois, o que pensa, por exemplo, Maiakovsky:

"A poesia começa onde existe uma tendência. (...) A poesia é uma indústria: das mais difíceis e das mais complicadas, mas, apesar disso, uma indústria.  O trabalho do poeta deve ser quotidiano, a fim de melhorar a técnica, e acumular reservas poéticas". 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Anúncio - Conceitos e Definições

Comercialmente falando, anunciar visa promover vendas, e para vender é necessário, na maior parte dos casos, convencer, promover uma ideia sobre um determinado produto. Em virtude da origem eclesiástica da palavra, muitos preferem usar publicidade em vez de propaganda; contudo, hoje em dia, ambos os termos são usados indistintamente, particularmente no Brasil.
De todos os conceitos, tiramos as seguintes conclusões:
  • a publicidade é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou uma marca;
  • seu objetivo é despertar, nos consumidores, o desejo pela coisa anunciada, ou destacar aspectos que diferenciam o produto de seus concorrentes;
  • ela faz isso abertamente, sem encobrir o nome e as intenções do anunciante;
  • os anúncios são matéria paga.

A propaganda ou anúncio precisa falar a linguagem de uma geração mais, mais objetiva, mais arejada e moderna  e mais experiente nas relações com o consumo.  Não se limita a uma boa ideia, precisa envolver um planejamento.

Todo anúncio é uma sedução. Pode ser um êxito ou um fracasso. Tenha em mente que não existem linhas objetivas com as quais seja possível medir de antemão a eficácia de um anúncio. O redator deve entender que propaganda não é arte - é uma técnica comercial. Não é feita para ganhar elogios; é feita para ganhar dinheiro.

Texto retirado do  livro Propaganda: teoria, técnica e prática.

(Ver postagem - Gênero Propaganda de 28/06/2011)






quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Minhas expectativas para esse ano

 Bom, eu quero ser uma boa aluna, não incomodar muito os professores, fazer sempre as minhas tarefas, fazer novas amizades, ser mais responsável, ajudar mais a minha mãe e pretendo iniciar os meus cursinhos e concluí-los ainda esse ano.
Quero ficar longe de brigas e discuções, pois sei que isso não vai me levar a nada.
Quero também sair muito com os meus amigos, aproveitar ao máximo, porque a vida passa muito rápido, quando nós percebemos, já estamos numa idade que temos que parar de sair dos lugares que mais frenquentávamos quando jovens.
Nesse ano vou fazer 15 aninhos, é claro que não vou deixar passar uma data tão especial. Quero reunir todos os meus amigos e comemorar.
Vou me esforçar ao máximo para que tudo o que eu escrevi aqui se realize, pois ficarei muito mais feliz do que estou.

Saralice keller da rosa 9º Ano 3

Tchau Oswaldo

Nossa nono ano já, nem parece! Lembro como se fosse ontem do meu primeiro ano que foi muito bom por sinal, mas como não irá voltar, é tentar me acostumar a ter que sair dessa escola, onde eu construi vários amigos, sorri, chorei...
Agora, a única coisa que vai restar é saudades, dos amigos, bagunças, da escola, e até dos professores. Nunca penssei que falaria isso!
Mas como eu tenho esse ano inteirinho eu vou é aproveitar, mas estudar também, é claro.  As expectativas são grandes como todo começo de ano, mas é difícil colocá-las em prática, para eu poder alcançar os meus objetivos vou ter que estudar bastante. Essas expectativa são as mesmas de todos anos passar direto, aproveitar bastante, conversar, fazer Amizades. Só que nesse ano não sei porque estou com mais vontade de colocá-las em prática.
Talvez porque esteja caindo a ficha que esse é meu último ano nessa escola, com os meus amigos, professores...
Ano que vem vai ser tudo novo, gostaria muito continuar estudando aqui mas como isso não é possivel, é torcer para ser bem recebida na nova escola, fazendo lá novas amizades, conhecendo os professores e se adaptando a nova escola.
Espero muito que esse ano seja um dos melhores para eu levar comigo quando for embora. As lembranças vão ser ótimas pois todos os anos foram muito bons e bem produtivos apesar de alguns eu ter relaxado um pouco, mas esse ano não, eu vou conseguir aproveitar e estudar e tenho certeza que será um ótimo ano.
Na nova escola só terei lembranças de tudo que eu passei aqui, onde aprendi a ler a escrever, saber o grande significado da amizade e saber o que isso representou para mim.


Nome: Evelen série: 9 ano

ÚLTIMO DESAFIO

Minhas expectativas são poucas pra mim ao contrário da maioria que acha que o 9º ano é especial porque irão sair da escola, estão no topo. Para mim só será mais um ano de estudo longo e exaustivo.
Pretendo sair do Projeto Jovens de Atitude porque irá atrapalhar no meu trabalho; vou melhorar ao máximo, já que ao fim do ano tem um exame para ganhar bolsas de descontos em escolas particulares.
Quero tentar ser um aluno mais comunicativo e participativo, ser amigo de todos; vou sair mais com meus amigos da escola.
Quero poder aproveitar essse último ano cada minuto. Tudo, os amigos, os professores o ambiente escolar.
Para esse ano traçei objetivos e pretendo cumprí-los com ajuda de meus professores e amigos. Vou procurar prestar mais atenção nos professores para  conseguir passar direto e mater média nas notas.
Mas para mim o principal vai ser curtir os amigos já que ano que vem vamos nos dividir, preciso ter forças para vencer esse último ano que igual aos outros vai ter grandes desafios e emoções.
Então unidos, o 9º anos será vencido porque essa turma está muito entusiasmada para vencer mais uma batalha.


 WESLEY MONTEIRO 9º ANO 3

Lembranças e expectativas

 Nossa já estou no 9° ano, mas eu ainda me lembro da minha primeira série nessa escola. Naquela época quase nem tinha problemas, mas se eu estivesse seria por bobagens como passar de nível naquele jogo que na época era difícil, mas se fosse hoje passaria com os olhos fechados.
Mas os problemas de hoje são bem diferentes como,  onde irei estudar?  E meus amigos como vou ficar sem eles? Ou o tradicional problema, no que irei trabalhar? 
O 9° ano é a época de refletir no que errei, no que eu queria que acontecesse ou o que não acontecesse. Esse é o ano de pedir perdão a alguém, para não ficar com mágoas no futuro, ou amar ainda mais as pessoas que são fiéis a mim.
Eu e milhares de pessoas pensamos igual ''ufaah, último ano''. Ou de pessoas que são de outras séries, menores, falando:  ''Não vejo a hora de chegar o último ano''.
Mas eu tenho certeza que quando o ano acabar muitos irão ficar triste se despedindo de amigos e professores de tanto tempo.
Ao me deparar com tudo que passei para estar aqui deveria ficar orgulhoso, pois foram momentos muito difíceis; mas ao contrário, não consigo lembrar os momentos ruins. A única coisa que passa pela minha cabeça sãoos  momentos bons, além de tudo que conquistei para chegar até aqui.
Tudo que eu quero agora é aproveitar ao máximo para não me arrepender do que eu fiz.
Uma coisa é muito certa, colegas se conquistam, mas os verdadeiros amigos são raros de se encontrar hoje em dia. Entretanto, aqui no Oswaldo Cabral consegui conquistar vários que levarei para toda a minha vida, mesmo até quando eles tiverem distantes de mim.
Esses 9 anos que passaram foram anos muito produtivos e que por sinal que eu levarei pra sempre na minha vida e no meu trabalho.


ALUNO: Saulo SÉRIE: 9°3

O PASSADO QUE EU QUERO ESQUECER...

Ano passado foi um ano de muitas descobertas para mim em relação aos amigos e a vida corriqueira de muitas pessoas que eu não conhecia. Muitas coisas ruins aconteceram comigo, já as coisas boas nem me comheciam. Pra falar a verdade eu só me ferrei, no ano anterior a única coisa boa que me aconteceu e que deveria acontecer é que eu passei direto porque o resto só foi desgraça. Pra vocês terem uma ideia eu tinha mais de 50 amigos perto da minha casa tirando os da escola, hoje o máximo são uns 10 ou 11.  Eu acabei aprontando e a fofoca começou a rolar.  Acontece que uns "amigos" iam aumentando, aumentando cada vez mais os comentários, eu acabei ficando falada entre eles e eu pude descobrir quem eram realmente os 'meus melhores amigos'.
Além disso eu achava que a minha família era a melhor de todas e acabei quebrando a cara. Pensava assim quando eu era aquela bobinha que achava que sabia de tudo mas no fim não sabia de nada. Pra ser mais sincera acho que não era nem pra eu ter nascido.  Hoje eu vejo que a minha familia é só desgraça, mas eu ainda tenho esperança que ela possa voltar a ser a mesma de antes.
Esse ano eu garanto que não vai ser como o outro porque eu não vou ser tão idiota a ponto de cometer as mesma burradas que já fiz.
Espero fazer novos amigos, e sem falsidade, quero alcançar meus objetivos, que são:  passar direto, respeitar mais os meus pais porque eu ando com a boca muito suja. Pra ter uma ideia eu vou chegar em casa e vão começar os barracos e as brigas porque minha mãe parece uma cirena atrás de mim, não tem um que aguente aquela mulher.
Espero poder estudar mais e me formar. Essas são as minhas expectativas para minha nova vida porque o meu passado eu quero apagar e recomeçar de novo.


Larissa correian 9º ano 3

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Para nunca esquecer

Enfim depois de tantos tempo chegou o nono ano. Lembro ainda de quando achava que quem era do nono mandava na escola. Mas não é bem assim ... Por um lado vejo que estou quase me formando, por outro já começo a sentir saudade. Esse ano espero que seja o melhor ano letivo de todos. Quero aproveitar ao máximo, curtir com os amigos, futebol, projeto, passar de ano,  e ainda curtir o passeio de formatura que por sinal vai ser bom demais. Pode ser o último ano para todos, mas vai ter que ser inesquecível. Engraçado mesmo é que poucos dias atrás eu falava que não via a hora de começar as aulas. Bom já começou,  mas cadê a vontade de acordar cedo?
Pois é, o bom é que minha sala já se conhece há uns três anos, então não houve o problema de se adaptar ou arrumar novos amigos, pois garanto que todos já tem seus "grupinhos". Agora é olho no futuro que já está quase aí, ensino médio, trabalho e assim começar a planejar a vida. Só que por enquanto temos que pensar no agora...  e o futuro que venha, não é?  Nossa, ia quase esquecendo de comentar dos torneios internos aqui na escola, que estamos com grande expectativa de sairmos vitoriosos de lá. Tem ainda as coisas do projeto, espero conhecer novos amigos e poder ajudar mais e mais a escola Além disso,  tem vários passeios no projeto, quero aproveitar muito também porque é para ser o meu último ano com os jovens de atitude.
Bom, foi muito curioso criar essas expectativas porque nunca tinha parado para pensar nas coisas que quero que aconteçam. Algumas podem não da certo, outra podem, mas o importante mesmo é deixar rolar, deixar acontecer, para quando chegar no futuro poder dizer que o nono ano valeu a pena, valeu muito a pena.

 Guilherme Lucas de Moraes 9ª1

Expectativas...

Cheguei no nono ano tão esperado. Ano de expectativas, de formatura, de revisão de tudo que aprendemos no ginásio. Ano de refletir, pensar o que  iremos ser no futuro. Mas antes disso temos que pensar no agora, no presente nos esforçar nos estudos e comparecer nas aulas,  nos darmos bem nas matérias pois isso é obrigatório e nunca nos esquecer de caprichar nas coisas que fizemos para deixar uma boa impresão no futuro. Voltando ao que interessa,  minhas expectativas para o nono ano... Nono ano, o último da escola, mesma turma do ano passado, tirando a aluna nova e os que reprovaram, mas fora isso está tudo bom. Turma gente boa, turma alegre, esperta. Só que nesse ano eu queria ser um bom aluno e também um bom amigo, além disso quero ser campeão dos jogos da paz  e entrar no projeto jovens de atitude. Vou também me esforçar para ter boas notas no primeiro e no segundo trimestre para no terceiro não ter que ralar tanto. Dessa vez não quero só me matar nos estudos, também quero curtir quero me divertir com os amigos pois a vida não é só estudar mas também poder aproveitar o que de bom tem por aí,  pois nós aida não temos tantas responsabilidades como nossos pais.
Não vejo a hora de chegar o final de ano. Passeio para o Beto Carreiro,  formatura...  
Mas também tem o lado ruim,  vou me separar dos amigos, sentir muita saudades...  Mas a vida é assim mesmo. O ano acaba, tudo termina e vamos para uma nova era. A do ensino médio. Com novos amigos,  novos professores e mais matérias.

Nome: Jair João Rocha Junior 9ºANO1

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aos alunos do nono ano

Caríssimos,

Chegou o tão esperado nono ano.   Tempo de alegrias,  desafios,  dúvidas e escolhas.  Para percorrermos esse importante caminho é preciso formar uma grande equipe, montar  um time e vestir a camisa, colocando-se por inteiro na busca do saber, de corpo e alma; pois, a sabedoria é a luz que nos permite enxergar a estrada.
Em nossa vida todos temos duas escolhas com relação ao saber. A primeira é apaixonar-se por ele, ser capaz de conviver com suas dúvidas pessoais e fazer sempre mais perguntas.  Se for essa a escolha, poderemos viver as alegrias e os conflitos da eterna busca, mas teremos luz própria e seremos  capazes de descobrir  novos caminhos.  A segunda escolha é ter uma fraca  relação com algum saber.  Nesse caso, deveremos nos conformar em caminhar sem rumo ou seguir a trilha que alguém nos indicar.  É preciso pensar  bem, nossas escolhas poderão construir pontes ou muros, afastar ou fazer amigos.
É  preciso ter consciência de nossos atos, buscar a própria felicidade, respeitando a dos outros, ter virtudes, ter moral e eleger o bem. Das ações mais simples até as mais complexas  estamos sempre fazendo o bem ou o mal, para nós ou para os outros.  E é incrível como  em todas as nossas ações estamos sempre cercados por este conflito.
Para termos um ano maravilhoso, vamos construir uma corrente do bem, fazer escolhas acertadas, manter a unidade do nosso time e vestir com amor nossa camisa.
Vale lembrar que a felicidade pessoal depende de nossas escolhas e atitudes e que somente “grandes paixões são capazes de grandes ações”.  Portanto, escolher sempre o bem, apaixonar-se pelo saber e fazer a diferença em nossa escola são os ingredientes essenciais para fechar com louvor mais este ciclo tão importante.
      Professoras Rosana e Rosilda     

Leituras de 2012 - Mês a Mês

Fevereiro


O Sol também se levanta - Ernest Hemingway

Édipo Rei - Sófocles

Moll Flanders - Daniel Defoe

A tranquilidade da alma / A vida Retirada - Sêneca

O Campeão - David Gonçalves