Antes mesmo do sol raiar folgava em sua rede aquele homem que por hora deixava de ser bicho. A lua cheia jpa se esvaia por detrás dos arbustos e fúlgidos raios de sol tingiam de púrpura aquele inusitado arrebol. Uma dor de dente pavorosa o consumia naquela noite, ele intentou se lançar ao pescoço róseo da donzela vizinha mas errou o alvo e foi num tronco durro de aroreira que suas presas penetraram. Metaforseava-se naqueles instantes e já sumiam dele os últimos pelos de lobo em seus braços. A dor de dente continuava, mas certamente não se devia ao arremessado bote frustado e sim a uma cárie dentária mal cuidada. Aprendera desde cedo com seu tio-avô que um ossinho de morcego bem guardado entre cinzas de farinha podre era ótimo remedinho. Tratou logo de buscá-lo na prateleira suja de seu armário. Triste sina, esta metamorfose em noites de luas cheias, isto era obra do esquecimento do batizado dele. Quando menino ainda, o padre designado para seu batizado deixou água de mulher parida pingar em sua pia batismal e o desastre foi marcado em seu destino. Quando sua metamorfose acontecia ele pressentindo já corria para a mata e lá uivava por horas e dirrissava toda vegetação rasteira em rodopios sem fim. Era um desassossego todas aquelas noites. Só as viúvas rezadeiras do povoado em suas preces conseguiam fazê-lo se aquietar. Uma sede de atacar moças recatadas e sem pai era dentro dele voraz.
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domingo, 27 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Como elaborar um trabalho escolar
Um trabalho escolar consta geralmente do seguinte:
A FOLHA DE ROSTO contém geralmente os seguintes elementos: nome da escola, que deve ser escrito com uma distância (MARGEM) de 2,5 cm a partir borda superior do papel; o título deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras de DESTAQUE, mas sem exageros; nome do aluno deve vir logo abaixo do título (com algum espaço entre eles); por fim nome da cidade e ano (centralizados).
SUMÁRIO é a relação dos ítens ou divisões que compõem o trabalho, na verdade, o esquema.
INTRODUÇÃO é a primeira parte do desenvolvimento do tema, aqui deve ser explicado sobre a importância e os objetivos do trabalho. Nesta parte o assunto ou tema devem ficar claramente identificados, apresentando um resumo ou visão geral do que está sendo abordado. Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões. O termo INTRODUÇÃO pode ser substituído por APRESENTAÇÃO, sem que isto afete o roteiro do trabalho.
TEXTO é o trabalho propriamente dito. É o conteúdo do tema abordado e portanto, a parte mais substancial. Há várias maneiras de se começar a desenvolver o tema. Tudo vai depender do assunto. Há casos em que se pode iniciar com um histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Em outra situação pode-se começar com o conceito ou definição. Isto, na verdade, funciona como uma espécie de introdução ao assunto. Os alunos geralmente se limitam a transcrever o que está nos livros consultados. Para um bom desenvolvimento do tema e recomendado o seguinte:
A) Não inicie de imediato o trabalho. Faça antes um planejamento; se o trabalho for em equipe é bom que haja uma divisão de tarefas para se evitar aquele tipo de aluno que não colabora e só aparece na hora de assinar o nome.
B) Selecione as publicações que possam fornecer algum subsídio, isto é, publicações das quais possam tirar alguma coisa que possivelmente será aproveitada no desenvolvimento do conteúdo;
C) leia as publicações selecionadas, transcrevendo em papel rascunho os trechos que provavelmente serão aproveitados;
D) Subdivida o assunto e escreva os nomes das divisões principais em letras maiúsculas, com uma margem de 4 cm a partir da borda superior;
E) Faça uma redação provisória do texto antes de escrevê-lo em definitivo;
F) Por fim, escreva ou então digite, aproveitando as vantagens que o computados oferece;
G) Se o trabalho for manuscrito, que seja com letra legível e uma boa apresentação.
5) CONCLUSÃO é sem dúvida a parte mais importante do trabalho, pois retrata deduções lógicas do autor fundamentadas no conteúdo do texto. Também é a parte que os alunos acham mais difícil. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas e objetivas. Aqui devem ser reveladas suas opiniões sobre a leitura e elaboração do texto. Ex.: Ao final deste trabalho conclui-se que...
- Capa
- Folha de rosto
- Sumário
- Introdução
- Texto/Desenvolvimento/Conteúdo
- Conclusão
- Bibliografia (opcional)
A FOLHA DE ROSTO contém geralmente os seguintes elementos: nome da escola, que deve ser escrito com uma distância (MARGEM) de 2,5 cm a partir borda superior do papel; o título deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras de DESTAQUE, mas sem exageros; nome do aluno deve vir logo abaixo do título (com algum espaço entre eles); por fim nome da cidade e ano (centralizados).
SUMÁRIO é a relação dos ítens ou divisões que compõem o trabalho, na verdade, o esquema.
INTRODUÇÃO é a primeira parte do desenvolvimento do tema, aqui deve ser explicado sobre a importância e os objetivos do trabalho. Nesta parte o assunto ou tema devem ficar claramente identificados, apresentando um resumo ou visão geral do que está sendo abordado. Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões. O termo INTRODUÇÃO pode ser substituído por APRESENTAÇÃO, sem que isto afete o roteiro do trabalho.
TEXTO é o trabalho propriamente dito. É o conteúdo do tema abordado e portanto, a parte mais substancial. Há várias maneiras de se começar a desenvolver o tema. Tudo vai depender do assunto. Há casos em que se pode iniciar com um histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Em outra situação pode-se começar com o conceito ou definição. Isto, na verdade, funciona como uma espécie de introdução ao assunto. Os alunos geralmente se limitam a transcrever o que está nos livros consultados. Para um bom desenvolvimento do tema e recomendado o seguinte:
A) Não inicie de imediato o trabalho. Faça antes um planejamento; se o trabalho for em equipe é bom que haja uma divisão de tarefas para se evitar aquele tipo de aluno que não colabora e só aparece na hora de assinar o nome.
B) Selecione as publicações que possam fornecer algum subsídio, isto é, publicações das quais possam tirar alguma coisa que possivelmente será aproveitada no desenvolvimento do conteúdo;
C) leia as publicações selecionadas, transcrevendo em papel rascunho os trechos que provavelmente serão aproveitados;
D) Subdivida o assunto e escreva os nomes das divisões principais em letras maiúsculas, com uma margem de 4 cm a partir da borda superior;
E) Faça uma redação provisória do texto antes de escrevê-lo em definitivo;
F) Por fim, escreva ou então digite, aproveitando as vantagens que o computados oferece;
G) Se o trabalho for manuscrito, que seja com letra legível e uma boa apresentação.
5) CONCLUSÃO é sem dúvida a parte mais importante do trabalho, pois retrata deduções lógicas do autor fundamentadas no conteúdo do texto. Também é a parte que os alunos acham mais difícil. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas e objetivas. Aqui devem ser reveladas suas opiniões sobre a leitura e elaboração do texto. Ex.: Ao final deste trabalho conclui-se que...
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
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