Total de visualizações de página

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Lobisomem da praia - Cássio Poetta

Antes mesmo do sol raiar folgava em sua rede aquele homem que por hora deixava de ser bicho. A lua cheia jpa se esvaia por detrás dos arbustos e fúlgidos raios de sol tingiam de púrpura aquele inusitado arrebol.  Uma dor de dente pavorosa o consumia naquela noite, ele intentou se lançar ao pescoço róseo da donzela vizinha mas errou o alvo e foi num tronco durro de aroreira que suas presas penetraram.  Metaforseava-se naqueles instantes e já sumiam dele os últimos pelos de lobo em seus braços.  A dor de dente continuava, mas certamente não se devia ao arremessado bote frustado e sim a uma cárie dentária mal cuidada.  Aprendera desde cedo com seu tio-avô que um ossinho de morcego bem guardado entre cinzas de farinha podre era ótimo remedinho.  Tratou logo de buscá-lo na prateleira suja de seu armário.  Triste sina, esta metamorfose em noites de luas cheias, isto era obra do esquecimento do batizado dele. Quando menino ainda, o padre designado para seu batizado deixou água de mulher parida pingar em sua pia batismal e o desastre foi marcado em seu destino.  Quando sua metamorfose acontecia ele pressentindo já corria para a mata e lá uivava por horas e dirrissava toda vegetação rasteira em rodopios sem fim.  Era um desassossego todas aquelas noites.  Só as viúvas rezadeiras do povoado em suas preces conseguiam fazê-lo se aquietar.  Uma sede de atacar moças recatadas e sem pai era dentro dele voraz. 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como elaborar um trabalho escolar

Um trabalho escolar consta geralmente do seguinte:
  1. Capa
  2. Folha de rosto
  3. Sumário
  4. Introdução
  5. Texto/Desenvolvimento/Conteúdo
  6. Conclusão
  7. Bibliografia (opcional)
A CAPA é a proteção externa do trabalho escolar. Há professores que valorizam o visual da capa e por isso muitos alunos capricham na sua confecção.  Outros a consideram apenas como uma proteção para o trabalho escolar.  O melhor mesmo é considerar a capa apenas como um dos componentes e não o mais importante.  Para que a capa do seu trabalho fique com boa aparência tome os seguintes cuidados: A) prenda-a às outras folhas com grampos, sempre pelo lado esquerdo e nunca pela parte superior;  B) não use grampos em demasia, 3 ou 4 no máximo; C) use sempre papel limpo, nos tamanhos A4 ou papel almaço pautado se for escrito à mão; D) de forma alguma use clips, fica feio e às vezes eles se desprendem;  E) use cartolina se o trabalho for muito volumoso; F) escreva os dizeres sem rasuras; G) ilustre a capa com um desenho que tenha alguma ligação direta com o conteúdo do trabalho.

A FOLHA DE ROSTO contém geralmente os seguintes elementos: nome da escola, que deve ser escrito com uma distância (MARGEM) de 2,5 cm a partir borda superior do papel; o título deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras de DESTAQUE, mas sem exageros; nome do aluno deve vir logo abaixo do título (com algum espaço entre eles); por fim nome da cidade e ano (centralizados).

SUMÁRIO é a relação dos ítens ou divisões que compõem o trabalho, na verdade, o esquema.

INTRODUÇÃO é a primeira parte do desenvolvimento do tema, aqui deve ser explicado sobre a importância e os objetivos do trabalho. Nesta parte o assunto ou tema devem ficar claramente identificados, apresentando um resumo ou visão geral do que está sendo abordado.  Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões.  O termo INTRODUÇÃO pode ser substituído por APRESENTAÇÃO, sem que isto afete o roteiro do trabalho.

TEXTO é o trabalho propriamente dito.  É o conteúdo do tema abordado e portanto, a parte mais substancial.  Há várias maneiras de se começar a desenvolver o tema.  Tudo vai depender do assunto.  Há casos em que se pode iniciar com um histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Em outra situação pode-se começar com o conceito ou definição.  Isto, na verdade, funciona como uma espécie de introdução ao assunto. Os alunos geralmente se limitam a transcrever o que está nos livros consultados. Para um bom desenvolvimento do tema e recomendado o seguinte:

A) Não inicie de imediato o trabalho.  Faça antes um planejamento; se o trabalho for em equipe é bom que haja uma divisão de tarefas para se evitar aquele tipo de aluno que não colabora e só aparece na hora de assinar o nome.

B) Selecione as publicações que possam fornecer algum subsídio, isto é, publicações das quais possam tirar alguma coisa que possivelmente será aproveitada no desenvolvimento do conteúdo;

C) leia as publicações selecionadas, transcrevendo em papel rascunho os trechos que provavelmente serão aproveitados;

D) Subdivida o assunto e escreva os nomes das divisões principais em letras maiúsculas, com uma margem de 4 cm a partir da borda superior;

E) Faça uma redação provisória do texto antes de escrevê-lo em definitivo;

F) Por fim, escreva ou então digite, aproveitando as vantagens que o computados oferece;

G) Se o trabalho for manuscrito, que seja com letra legível e uma boa apresentação.

5) CONCLUSÃO é sem dúvida a parte mais importante do trabalho, pois retrata deduções lógicas do autor fundamentadas no conteúdo do texto.  Também é a parte que os alunos acham mais difícil.  Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas e objetivas.  Aqui devem ser reveladas suas opiniões sobre a leitura e elaboração do texto.  Ex.: Ao final deste trabalho conclui-se que...