Total de visualizações de página

sábado, 13 de agosto de 2011

UMA PALAVRA SÓ

Era uma vez um rei mandão — como muitos — que resolveu castigar qualquer um que falasse uma mentira (mentira pelo menos no seu ponto de vista). Mas a primeira vítima do castigo real foi seu próprio filho, condenado a nunca mais abrir a boca para falar, a não ser, única e exclusivamente... a palavra “exclusivamente”.

É assim que o príncipe sai pelo mundo, respondendo
a tudo: “exclusivamente”. Até que um dia ele conhece Eva.
Ele a seguia, tímido, meio de longe. 

 Eva era fantástica.  Sabia inclusive ler, o que era raríssimo naquele tempo.  "Se ao menos eu soubesse ler e escrever", pensava o príncipe.

Talvez por pena, a contorcionista, que passava o seu tempo livre lendo romances, notando o interesse do príncipe pelas letras, decidiu que o ensinaria a ler e a escrever.

Escreveru bem grande EXCLUSIVAMENTE e tentou lhe ensinar as letras dessa palavra.

No princípio, para sermos sinceros, o príncipe não entendia nada.  Eva repetia.  Um dia já estava no finalzinho da palavra:

-M-E-N, MEN, T-E, TE. MEN- TE, MENTE.

De repente deu um clique no príncipe.

Ele pegou o lápis e com certa dificuldade - não muita - escreveu alguma coisa.  Depois riscou umas letras.

E XCLUSI  VA MENTE

Deixou E - V - A.

Eva não aguentou e lhe deu um beijo.  O príncipe tinha descoberto a maior maravilha. Agora, por exemplo, se gritavam por ele, perguntando onde ele estava, podia pegar o C da sílaba CLU e o A que está em VAMENTE e dizer: CÁ.

Não era uma resposta muito longa, mas já era alguma coisa para quem tinha passado tanto tempo só com "exclusivamente".  E podia também inventar...

E X C L U S I V A M E N T E

E X C L U S I V A M E N T E

...palavras meigas para acarinhar a contorcionista.  Mas... os candongueiros do reino, que não percebiam que as novas palavras estavam dentro da palavra exlcusivamente, foram mexericar para o rei que o príncipe  não estava mais lhe obedecendo.

E levaram o menino preso.

A contorcionista foi atrás e tentou explica que o príncipe só usava as letras de exclusivamente.  Ma o rei não queria saber de explicações.

- Bem... - disse sua majestade.  - Se o príncipe responder a três perguntas simples, só com a palavra exclusivamente. eu até lhe entrego minha coroa.  Mas, se não der conta, vou ter que cortar a língua dele.

- Quantos anos você tem?  - perguntou para começar.

- E - X - C - L - U - S - I - V - A - M - E - N - T -E   - soletrou  o príncipe e repetiu de novo, falando bem alto as letras S -E - T - E e as outras bem baixinho.

- Oh céus! Então é mesmo verdade que só tem usado a palavra exclusivamente? - assustou-se o rei.

O príncipe soletrou outra vez, gritando agora as letra S - I - M e sussurrando o resto.

- E quem foi que lhe ensinou esse truque dos diabos?

O príncipe apontou a contorcionista e de novo repetiu as letras de exclusivamente, enfatizando E - L - A.

Hoje, o príncipe fala o que ele quer e o rei sem coroa, que não é mais o dono da verdade, anda tomando umas aulas com a contorcionista.

Lago, Ângela. Uma palavra só. São Paulo: Moderna, 1996.




Uma palavra só
EM HOMENAGEM A TODOS OS ALUNOS DA ESCOLA OSWALDO CABRAL PELO DIA DO ESTUDANTE

Um comentário:

Unknown disse...

Qual foi a primeira palavra que o príncipe aprendeu a ler depois da palavra "exclusivamente"?