Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2011

GÊNERO - CHARGE

A charge e um gênero textual riquíssimo em intertextualidade, permitindo que o receptor das mesmas raciocine e analise o que se faz subentender nelas.
O termo charge, em seu significado literal é entendido como um desenho de natureza caricatural, de forma satírica e humorística, em que se busca representar pessoa, fato ou idéia.  Foi uma maneira encontrada por volta do século XIX, por pessoas que se opunham a governos e queriam se expressar de uma forma inusitada, mas muitos foram reprimidos. Por outro lado, ganhou popularidade com a grande massa, o que contribuiu para que elas continuassem existindo até hoje.
O formato de texto que a charge concentra exerce grande atração sobre o leitor, devido a sua fácil leitura e também à multiplicidade de informações que ela traz. Existe a necessidade de que quem está tendo acesso a uma charge esteja inteirado com assuntos em voga no momento, para que entendam a crítica proposta pela mesma.
É por meio da charge que as linguagens verbal e não-verbal se unem em um contraste entre o que é falado e o que não é falado, mas que apesar do aparente contraste se completam em concordância. Ao leitor, é dada a possibilidade de construir sua posição sobre determinado fato, ou firmar uma idéia até então duvidosa, a utilização do humor produz uma interação entre autor e leitor.
Com a expansão da tecnologia e principalmente da internet, tornou-se muito comum a charge animada, nas quais se utilizam sons e efeitos visuais. Elas têm o mesmo intuito que a charge normal, mas são melhores aceitas por serem mais interativas.
Ao leitor das charges é dada possibilidade de desenvolver sua própria interpretação do que está vendo, que não é necessariamente a que o autor quis passar, e para indivíduos que ainda estão em processo de formação, esse é um estímulo muito importante.

Dentro da prática educacional a charge se revela muita rica em recursos de linguagem, pois possibilita a prática da leitura e auxilia na expansão do conhecimento de mundo que o aluno possui. Os alunos se interessam muito pelas charges devido seu tom humorístico, que concebe margem para múltiplos entendimentos; a interação entre o aluno e professor pode aumentar quando se trabalham conteúdos subsidiados por este gênero.




















TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM SALA PELOS ALUNOS















9 comentários:

Anônimo disse...

Fascinating blog! Is your theme custom made or did you download
it from somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog jump out.

Please let me know where you got your design. Kudos

Visit my website cash loans
My weblog :: cash loans

Profª Rosilda disse...

Caríssimo, o modelo, tema/design e layout são os oferecidos pelo próprio blog. Escolhi um do meu agrado e uso aproveitando o que é ofertado.

Abraço!

Anônimo disse...

Fantastic blog! Do you have any suggestions for aspiring writers?
I'm hoping to start my own blog soon but I'm a little
lost on everything. Would you recommend starting with a free
platform like Wordpress or go for a paid option? There are so many choices out
there that I'm completely confused .. Any suggestions? Cheers!
Also visit my web page : photo slideshow software

Anônimo disse...

The last timе I camе aсгoѕs a webѕite this delightful it cost me
a lady i'm sure, I spent that long on it.

Review my webpage: jesuitjottings.blogspot.fr

Anônimo disse...

adelgazar

Anônimo disse...

Olá, Rosilda.
As charges dos alunos ficaram muito boas.
Também tenho um blog e nele também postei algumas charges.
Parabéns pelo trabalho.
http:turmadosetimoano

Anônimo disse...

Gostei muito dos desenhos dos aluno; abordam assunto interessantíssimo.
Parabéns!

Unknown disse...

Olá, professora Rosilda, meu meu é José Mota, adorei seu blog, também gostei muitos dos desenhos dos alunos. Sou estudante de letras e vou apresentar um projeto para estágio, gostaria que você me permitisse usar algumas imagens do blog para o projeto. As imagens seriam os desenhos dos alunos.

Profª Rosilda disse...

Olá José Mota, obrigada pelo carinho. Sempre que tenho tempo posto materiais dos alunos por aqui, em breve haverá outros, com outros temas, mas bem interessantes também. Algumas curiosidades: onde você cursa Letras? Qual o tema do teu projeto?