Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como elaborar um trabalho escolar

Um trabalho escolar consta geralmente do seguinte:
  1. Capa
  2. Folha de rosto
  3. Sumário
  4. Introdução
  5. Texto/Desenvolvimento/Conteúdo
  6. Conclusão
  7. Bibliografia (opcional)
A CAPA é a proteção externa do trabalho escolar. Há professores que valorizam o visual da capa e por isso muitos alunos capricham na sua confecção.  Outros a consideram apenas como uma proteção para o trabalho escolar.  O melhor mesmo é considerar a capa apenas como um dos componentes e não o mais importante.  Para que a capa do seu trabalho fique com boa aparência tome os seguintes cuidados: A) prenda-a às outras folhas com grampos, sempre pelo lado esquerdo e nunca pela parte superior;  B) não use grampos em demasia, 3 ou 4 no máximo; C) use sempre papel limpo, nos tamanhos A4 ou papel almaço pautado se for escrito à mão; D) de forma alguma use clips, fica feio e às vezes eles se desprendem;  E) use cartolina se o trabalho for muito volumoso; F) escreva os dizeres sem rasuras; G) ilustre a capa com um desenho que tenha alguma ligação direta com o conteúdo do trabalho.

A FOLHA DE ROSTO contém geralmente os seguintes elementos: nome da escola, que deve ser escrito com uma distância (MARGEM) de 2,5 cm a partir borda superior do papel; o título deve ficar situado no centro ou um pouco acima do centro da folha e escrito em letras de DESTAQUE, mas sem exageros; nome do aluno deve vir logo abaixo do título (com algum espaço entre eles); por fim nome da cidade e ano (centralizados).

SUMÁRIO é a relação dos ítens ou divisões que compõem o trabalho, na verdade, o esquema.

INTRODUÇÃO é a primeira parte do desenvolvimento do tema, aqui deve ser explicado sobre a importância e os objetivos do trabalho. Nesta parte o assunto ou tema devem ficar claramente identificados, apresentando um resumo ou visão geral do que está sendo abordado.  Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões.  O termo INTRODUÇÃO pode ser substituído por APRESENTAÇÃO, sem que isto afete o roteiro do trabalho.

TEXTO é o trabalho propriamente dito.  É o conteúdo do tema abordado e portanto, a parte mais substancial.  Há várias maneiras de se começar a desenvolver o tema.  Tudo vai depender do assunto.  Há casos em que se pode iniciar com um histórico, no qual se detalha a evolução do assunto. Em outra situação pode-se começar com o conceito ou definição.  Isto, na verdade, funciona como uma espécie de introdução ao assunto. Os alunos geralmente se limitam a transcrever o que está nos livros consultados. Para um bom desenvolvimento do tema e recomendado o seguinte:

A) Não inicie de imediato o trabalho.  Faça antes um planejamento; se o trabalho for em equipe é bom que haja uma divisão de tarefas para se evitar aquele tipo de aluno que não colabora e só aparece na hora de assinar o nome.

B) Selecione as publicações que possam fornecer algum subsídio, isto é, publicações das quais possam tirar alguma coisa que possivelmente será aproveitada no desenvolvimento do conteúdo;

C) leia as publicações selecionadas, transcrevendo em papel rascunho os trechos que provavelmente serão aproveitados;

D) Subdivida o assunto e escreva os nomes das divisões principais em letras maiúsculas, com uma margem de 4 cm a partir da borda superior;

E) Faça uma redação provisória do texto antes de escrevê-lo em definitivo;

F) Por fim, escreva ou então digite, aproveitando as vantagens que o computados oferece;

G) Se o trabalho for manuscrito, que seja com letra legível e uma boa apresentação.

5) CONCLUSÃO é sem dúvida a parte mais importante do trabalho, pois retrata deduções lógicas do autor fundamentadas no conteúdo do texto.  Também é a parte que os alunos acham mais difícil.  Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas e objetivas.  Aqui devem ser reveladas suas opiniões sobre a leitura e elaboração do texto.  Ex.: Ao final deste trabalho conclui-se que...

29 comentários:

Traço & Cor Serigrafia. disse...

Muito bom sora parabens!!!!!!!

;D

Unknown disse...

poxa ,
pra que fazer tão grande isso
Beijos
Ione

Profª Rosilda disse...

Meus lindos, é nos detalhes que mora o segredo do sucesso e portanto se continuarmos persistindo, de repente, cheguemos lá.

gabriel de camargo disse...

Um trabalho bem feito pode me ajudar a tirar notas melhores, saber quando for fazer um trabalho para facudade dai eu não vou precisar me preocupar por que eu ja seberei fazer.

Anônimo disse...

Tenho certeza que essas informações vão me ajudar muito no meu desempenho escolar e que meus trabalhos vão melhorar com essas dicas. Sei que ajudou muitos alunos do Oswaldo Cabral , obrigada por tudo, beijos Natalia :D

Anônimo disse...

Tenho certeza que tudo isso vai me ajudar, para meu desempenho escolar e até no meu trabalho se for alguma coisa relacionada com esse asunto.Essas informações seram muito imporatante não só pra mim. Beijos Suyane.

leandro Felipe Lopes disse...

Eu aprendi muita coisas nesse texto que talves eu nem saberia, mas na faculdade posso tirar um 10 obrigado professora Rosilda.
Leandro Felipe Lopes 8º1

Nicoli Oliveira disse...

Em todas as instituições de ensino, todos os alunos fazem trabalhos, independente do grau de escolaridade.Portanto, aprender como fazer um trabalho será útil para mim durante toda minha carreira escolar,inclusive na faculdade..

Nicoli Oliveira 8º ano 1

(carlos eduardo) disse...

Aprender é fundamental, com essa nova forma de fazer um trabalho me ajudará muito, valeu professora =)

Gabriel Lopes Mateus disse...

Eu sabendo como fazer um trabalho bem feito não precisarei pedir ajuda para os outro, com isso eu vou poder subir na vida e aprender mais.

joao marcos disse...







massa






Anônimo disse...

Muito bom sora,parabéns fico muito bom agora eu aprendi a faze um trabalho.
De seu aluno Vitor

Sergio Weslley disse...

Muito bom sora ficou legal pra caramba e agora eu sei certinho como elaborar meu trabalho escolar bj.

Gabriela disse...

esse trabalho pode nos ajudar muito algum dia, podemos prescisar dele no futuro.
Gabriela Letícia 8.1

Larissa 8ano1 disse...

SORA VALEU PELA AJUDA QUE VC NOS DEU POIS EM DE GRANDE IMPORTANCIA ESSA EXPLICAÇAO >...<
POIS AJUDA NOS A FAZER UM TRABALHO MAIS CAPRICHADO E ORGANIZADO >...<

VALEUU
POR
TUDO
Bjksxsxsxs
;D

Aliny disse...

Sora fico muito legal.Pois é o caminho para um bom trabalho, gostei muito,te agradeço por tudo que tem feito.

Anônimo disse...

Professora Rosilda, seu blog me ajudou muito, tirei várias dúvidas e meu desempenho escolar vai melhorar. Obrigada pela ajuda, e continue sendo essa pessoa maravilhosa que você é, beijos Laís.

Christopher disse...

Aprender a fazer um trabalho detalhado vai me ajudar em todas as matérias quando eu precisar fazer um trabalho.E com essas dicas é mais fácil tirar uma nota dez.Valeu pelas dicas
Parabéns !!!

Anônimo disse...

Meus parbéns professora, aprender a fazer um trabalho detalhadamente, me ajudará muito na minha vida profissional,futuramente, e também na minha vida presente, pois me ajudará a fazer um trabalho escolar, assim ficou muito mais fácil fazer um trabalho caprichado, bonito e exemplar.

Errei bastante mas aprendi a fazer corretamente, e obrigado por que foi a senhora que me ensinou.

itamara disse...

sora que legal eu gostei muito pois é para nós aprendermos a fazer um bom trabalho
valew por sua explicaçao
foi grande mais bem importante bjkxsxsxs


Rafael Felipe disse...

Dona Rosilda,seu texto vai poder me ajudar no futuro quando estiver na faculdade e enquanto não chego la, muito obrigado por me ajudar a realizar um bom trabalho.

Rafael Felipe 8º ano 1

Gabriela disse...


bom, esse trabalho pode nos ajudar muito algum dia, pois sempre precisaremos estar fazendo novos trabalhos no futuro.
Daniela schalinski 8.1

bianca disse...

EU gostei muito do texto, ele vai me ajudar a fazer os trabalhos certinhos, e tirar sempre notas boas,

Gabriela disse...

bom, esse trabalho pode nos ajudar muito algum dia pois sempre precisaremos fazer trabalhos assim no futuro.
Daniela schalinski 8.1

Anônimo disse...

professora isso é apenas um resumo do que voce gostria que nós aprendecemos....Ajudou muito esse resumo de como fazer um trabalho escolar pois agora podemos fazer o trabalho sem medo,pois é só recorrer ao blog....*-*
Amanda Heloise Lopes
8° ano 1

Anônimo disse...

Esse passo a passo me ajudou muito. Agora posso fazer os trabalhos sem medo, pois sei que ele estará certo e ele me ajudará também no futuro.
Muito obrigado professora por me ensinar, aprendi e sei que ainda vou aprender muitas coisas com você.
Beijos professora Rosilda.

Bianca Cristine Conradt,8 ano 1.

Anônimo disse...

Com esse texto vou saber como fazer um trabalho bem detalhado para tirar uma nota 10 de agora em diante até o fim dos meus estudos...
Nivaldo Junior 8º1

Anônimo disse...

esse trabalho vai nos ajudar muito algum dia, pois usaremos no futuro.
gabriela 8.1

Anônimo disse...

Sora foi de muita ajuda esse texto pois com ele não vou ter tantas duvidas....Mas caramba o texto era explicado nos mínimos detalhes,bom de qualquer forma foi bom porque agora sei aonde posso recorrer quando precisar....Beijos!!!!!
Danielle Eugênio 8° ano 1